Revista Científica

Processo de Avaliação

Os trabalhos submetidos à Revista Científica do ITPAC serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas externos, selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação.

Os pareceristas devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influir em suas opiniões sobre o manuscrito, e devem declarar-se não qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado.

Aos pareceristas reserva-se o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo ou trabalho congênere, apresentar sugestões para reformulação, bem como, o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem o seu conteúdo.

Os pareceres deverão ser legíveis e apresentar uma avaliação crítica dos artigos ou trabalhos congêneres, relevando a importância dos mesmos. Caso o parecer indique reformulações num determinado trabalho, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e ou páginas, conforme o caso.

Aos pareceristas é dado um prazo de trinta dias corridos, a partir da data de entrega do artigo para revisão, para a apresentação do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do conselho editorial, desde que a dilação do prazo não incorra em atraso nos trabalhos de composição e impressão da revista.

Os pareceristas deverão elaborar parecer referente à reavaliação do texto para o qual sugeriram alterações em parecer anterior.