Revista Científica

Normas para Artigos

As instruções abaixo são fornecidas de forma a lhe auxiliar na preparação dos trabalhos científicos a serem submetidos à Revista Científica do UNITPAC. Por favor, leia e siga as recomendações apresentadas antes de enviar o seu trabalho. O documento não deverá ultrapassar 800 Kbytes, deve estar em aquivo do WORD (.DOC ou .DOCX), e ser enviado por correio eletrônico ([email protected]). O seu trabalho será publicado exatamente na formatação como foi enviado, portanto, proceda a devida correção gramatical antes do envio.

Trabalhos que contenham resultados de estudos humanos somente serão aceitos para publicação se estiver claro que todos os princípios de ética foram utilizados na investigação (enviar cópia do parecer do comitê de ética). Esses trabalhos devem obrigatoriamente incluir uma afirmação de que o protocolo de pesquisa foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa - CEP. (Reporte-se à Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde, que trata do Código de Ética da Pesquisa envolvendo Seres Humanos).

  • Graduados e Especialistas somente podem publicar na Revista Científica do UNITPAC em coautoria com Mestres ou Doutores.
  • Serão permitidos até quatro (4) autores por Artigo Científico.

Normas para preparação de Artigos Científicos

As instruções abaixo são fornecidas de forma a lhe auxiliar na preparação dos trabalhos científicos a serem submetidos à Revista Científica do UNITPAC. Por favor, leia e siga as recomendações apresentadas antes de enviar o seu trabalho. O documento não deverá ultrapassar 800 Kbytes e deverá ser enviado por correio eletrônico. O seu trabalho será publicado exatamente na formatação como foi enviado, portanto proceda a devida correção gramatical antes do envio.

Baixe aqui o modelo de artigo com as normas


Submissão

Somente serão aceitos trabalhos submetidos por meio de formulário próprio, que deverá constar em anexo juntamente com o artigo científico submetido para o e-mail da revista.

Baixe aqui o Formulario de Submissão Revista

1. DIGITAÇÃO

1.1 - Instruções para digitação

Utilize o editor de texto Word, formato .DOC ou .DOCX

a. Dimensões: Deve ser submetido em papel A4 (21x29,7 cm), em formato vertical ("orientação retrato" na configuração de página de seu computador). A não adequação do seu artigo as normas aqui apresentadas resultará em sua rejeição.

b. Extensão: Os trabalhos deverão ter um mínimo de seis (6) e o máximo de vinte (20) páginas.

c. Margens e colunas. Após formatado, o seu trabalho deve apresentar as dimensões especificadas abaixo:

  • Margens direita e esquerda: 1,50 cm
  • Margem superior: 2,85 cm.
  • Margem inferior: 3,00 cm.
  • Espaçamento entre as colunas: 0,60 cm.

Deve ser utilizado um espacejamento simples entre as linhas. Os textos deverão ser digitados em duas colunas com 8,7 cm. No entanto, o título do trabalho, nome, endereço e resumo devem estar numa única coluna, com no máximo 15 cm de comprimento, e também possuir entrelinhamento simples entre cada parágrafo. Pule uma linha entre cada parágrafo e evite iniciar uma nova coluna com a última linha do parágrafo anterior. Utilize entrada de parágrafo de 1,25cm.

d. Tamanho da fonte. Use a fonte Book Antiqua, com o corpo 14 [para o título do trabalho], 13 [título das seções], 10 [endereçamento, legenda de imagens e tabelas, resumos em português e inglês e referências] e 11 [para o nome dos(s) autor (es) e o corpo do trabalho, incluindo as referências]. Não use texto manuscrito.

1.2 Formatação

a. Título/Autor/Endereço. As informações sobre o título (em português e inglês) e autor (es) devem aparecer, centralizadas, apenas na primeira página, com 2,85 cm do topo da página. O título deve estar em letras maiúsculas e em negrito, com no máximo 15 palavras, tanto em Português como em Inglês. Pule uma linha e escreva, também em negrito, o nome do(s) auto (es) usando letras maiúsculas e minúsculas. Após o nome de cada autor, acrescente nota de rodapé (somente nesta primeira página), apontando o curso, universidade, o endereço e o email. Sendo que autores de uma mesma instituição devem ter a mesma nota de rodapé.

b. Palavras-chaves/Resumo. Pule uma linha para separar o contato dos resumos tanto em português, como em inglês. As palavras-chaves devem ser centralizadas, em coluna única, e localizadas uma linha após o resumo. Escreva no máximo quatro (4) palavras-chaves, separadas por ponto final. O resumo deve conter de 100 a 250 palavras para cada versão [português e inglês], e tanto resumo como abstract não devem ultrapassar a primeira página do artigo. As palavras-chaves devem vir em ordem alfabética.

c. Texto do trabalho. Inicie o texto na segunda página com colunas e faça a devida formatação. Para isto, vá ao comando ‘inserir’, no topo da tela de seu computador, e selecione a opção quebra. Marque em quebra de seção contínua. Em seguida, também no topo da tela, vá ao comando ‘formatar’, no comando ‘coluna’, indique ‘duas’ e certifique-se que elas estejam com 8,7 cm de largura e 0,6 de espacejamento entre elas. Feito isto você estará pronto para iniciar a digitação do corpo do texto.

Pule uma linha após a Keywords e inicie o texto. Mantenha o texto alinhado sempre Justificado, sem hifenização. Numere os capítulos (1, 2, 3...) e subcapítulos (1.1, 1.2, 2.3...). Se a última página do trabalho não estiver completa, distribua o texto nas duas colunas de forma a que apresente uma extensão de aproximadamente igual tamanho.

d. Agradecimentos. Caso seja necessário incluir agradecimentos, coloque-os antes das referências sob o título "AGRADECIMENTOS".

e. Notas de rodapé. Não devem ser incluídas. Caso seja necessário, inclua-as no corpo do texto. Outras informações podem ser incluídas após os AGRADECIMENTOS como Notas Finais.

1.3- Numerações das páginas

As páginas não devem ter numeração. Cada Trabalho deverá ter de seis (6) a vinte (20) páginas.

2. ESTILO DO TEXTO

2.1 - Titulos

Siga o estilo dos títulos constante nesta folha de instrução. Eles devem seguir a seguinte orientação:

a. Capítulos. Devem ser digitados em negrito, com letras maiúsculas (p.ex. ESTILO DO TEXTO), com uma linha antes e outra após.

b. Subcapítulos. Devem ser digitados em negrito, com letras maiúsculas e minúsculas (p.ex. 2.1. Títulos), com uma linha antes e outra após

c. Sub-subcapítulos. Devem ser digitados em itálico, com letras maiúsculas e minúsculas (p.ex. Capítulos), com uma linha antes e outra após. Apenas a primeira letra da primeira palavra deve ser maiúscula, a menos que o título seja constituído por nomes próprios.

2.2 - Referências

As referências devem ser localizadas no final do texto, listadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor, sem espacejamento entre as referências. Siga as normas da ABNT, como mostrado no item

4. (Referências) deste modelo.

2.3 Citações

As citações no texto colocadas entre parênteses devem conter o sobrenome do autor em maiúscula e o ano da publicação (p.ex. SOARES, 1999). As citações inseridas no corpo do texto deverão apenas ter a inicial em maiúscula, além de, ano de publicação entre parênteses (p.ex. De acordo com Soares (1999)).

As citações diretas (transcrições) com até 3 linhas deverão vir com entrada de parágrafo, e as com mais de 3 linhas deverão ter o tamanho da fonte reduzida para 10 e alinhadas a direita à 2cm, sem entrada de parágrafo.

2.4 Tabelas, gráficos e figuras

No caso do uso de tabelas, gráficos e figuras, estes já deverão estar incluídos na formatação e sempre juntos ao texto ao qual se referem, ocupando a largura de uma ou duas colunas. As legendas de gráfico e figuras devem estar localizadas logo abaixo das imagens (pular uma linha) e alinhadas a esquerda. Pular uma linha para continuar o texto. Utilize imagens nos formatos TIF, GIF, JPEG, BMP, CGM ou WMF respeitando o tamanho de 500 kbytes para todo o arquivo. Em casos excepcionais consultar o Editor desta Revista.

3. REFERÊNCIAS

Texto livre, como fora publicado em tese ou dissertação. Deverá conter: Título centralizado, negrito e letras maiúsculas; na linha abaixo deverá conter o nome do autor; em nota de rodapé, transcreva a origem (IES) e orientador, dentre outras informações que achar relevante; siga de texto livre (Times New Roman, 11) e logo abaixo palavras-chave (negrito). Como por exemplo:

Artigo de Periódicos

PINTO, T. M. C.; SAVOINE, M. M. Estudo sobre TI Verde e sua Aplicabilidade em Araguaína. Revista Científica do ITPAC, v.4, n.2, pub.3, 2011.

Livros

TAKESHY, T.; MENDES, G. Como Fazer Monografia na Prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. 150p.

Dissertações e Teses

LIRA, O. B. N. Qualidade de Vida no Trabalho: Estudo de Caso na Base Operacional da CIFARMA. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2009. 72p. Dissertação (mestrado) – Universidade Católica de Goiás, Goiânia.

Fontes Eletrônicas

VIANNA, G. R.; ARAGÃO, F. J. L. Procedimento de operação, manutenção e verificação de desumificador. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2008. (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Circular técnica, 74). Disponível em: http://www.cenar gen.embrapa.br/publica/trabalhos/ct074.pdf.

Acesso em: 19 fev. 2009.