Revista Científica

Apresentação

Indexado por:

latindex     latindex    latindex             

A Revista Científica do ITPAC é uma publicação do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC), e tem por finalidade divulgar textos originais e inéditos de interesse das áreas de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde. Tendo sua periodicidade SEMESTRAL (fevereiro e agosto), de acesso aberto e submissão contínua, a Revista acolhe artigos e ensaios de pesquisadores ou grupo de pesquisadores, docentes e discentes de Instituições de Ensino Superior, no âmbito da graduação, como também, da Pós-graduação.

Os trabalhos submetidos na Revista Científica do ITPAC devem ser totalmente inéditos. Não devem ter sido apresentados em congressos ou publicados parcialmente ou integralmente em quaisquer outros meios de divulgação científica ou midiáticas.


Tipos de contribuição

Não aceitamos artigos de Revisão de Literatura

Paper (Artigo Científico)
O artigo científico é elaborado sobre determinado tema ou resultados de um projeto de pesquisa, tendo como propósitos, quase sempre, os de formar um problema, estudá-lo, adequar hipóteses, cotejar dados, prover uma metodologia própria e, finalmente, concluir ou eventualmente recomendar. É intrinsecamente técnico, podendo envolver fórmulas, gráficos, citações e notas, anexos, adendos e referências. A opinião do autor é velada e tem a aparência imparcial e distante, não deixando transparecer tão claramente as crenças e as preferências do pesquisador. Os dados coletados são geralmente experimentais, mensuráveis objetivamente; mesmos os mais intuitivos ou hipotéticos sempre imprimem um certo pendor científico, e quase sempre são formados a partir de uma metodologia própria para aquele fim.

Relato de Caso

Artigo científico é resultante da observação de caso específico, apresentando conclusões com características peculiares que contribuem para a literatura da área. A estrutura do artigo é semelhante ao paper de resultado de pesquisa, sem apresentar metodologia por amostragem.

Estudo de Caso

O estudo de caso trata-se de uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada quando procura-se compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores.

Resumo de Monografia, Dissertação ou Tese

Resumo de monografia, dissertação ou tese de interesse da área de ciências exatas, humanas e da saúde.


Autoria e Direitos

Os autores, que submeterem seus textos/trabalhos científicos para a Revista Científica do ITPAC, ficam cientes de que:

1º) seus textos/trabalhos científicos ora submetidos para publicação na Revista Científica do ITPAC não foi e nem está sendo submetido para publicação em nenhuma outra revista científica;

2º) conteúdos do texto retirados de outras publicações estão devidamente referenciados e, caso necessário, as permissões para publicações desses conteúdos são de responsabilidade dos autores;

3º) o conteúdo, veracidade dos dados e ortografia/gramática dos textos/trabalhos científicos ora submetido é de responsabilidade dos seus autores;

4º) Trabalhos que contenham resultados de estudos humanos somente serão aceitos para publicação com o envio da cópia do parecer do comitê de ética. Esses trabalhos devem OBRIGATORIAMENTE incluir uma afirmação de que o protocolo de pesquisa foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa - CEP. (Reporte-se à Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde, que trata do Código de Ética da Pesquisa envolvendo Seres Humanos).

5º) os autores cedem os direitos de publicação à Revista Científica do ITPAC.