Pesquisa

Apresentação

Pesquisa como princípio de formação.

No âmbito da pesquisa, O  Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos, entende que não há como se falar em “ensino de excelência”, sem a permanente produção de conhecimento. Nesse sentido, várias ações são implementadas de forma que a pesquisa seja compreendida como princípio de formação.

A busca por docentes titulados em nível de mestrado e doutorado, a vinculação entre projetos de extensão e de pesquisa, a metodologia científica como parte da formação dos alunos e o desenvolvimento de um trabalho acadêmico de conclusão de curso, são algumas das iniciativas para inserir a atividade de pesquisa na vida acadêmica.

Além disso, foi instituído em 2006, o Programa de Iniciação Científica – PIC 2006.

 

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC) tem como objetivos:

  1. Estimular professores pesquisadores produtivos a engajarem alunos de graduação no processo acadêmico, otimizando a capacidade de orientação da pesquisa na Instituição;
  2. Despertar a vocação científica e incentivar os talentos potenciais entre os alunos de graduação, mediante suas participações em projetos de pesquisa, introduzindo o acadêmico no domínio do método científico;
  3. Proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
  4. Disseminar a ideia de continuidade e aprofundamento de estudos através da reflexão intensa e criatividade inerentes à pesquisa, qualificando quadros para os programas de pós-graduação;
  5. Contribuir de forma decisiva para a consolidação e incremento de produtividade dos grupos e linhas de Pesquisa Institucional.

 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (ProBIC) tem como objetivos:

  1. Apoiar financeiramente os acadêmicos envolvidos na Pesquisa Científica;
  2. Auxiliar financeiramente docentes pesquisadores e orientadores envolvidos em pesquisas.

Projeto de pesquisa é a ideia de investigação com início e final definidos, fundamentada em objetivos específicos, visando a obtenção de resultados, de causa e efeito ou colocação de fatos novos em evidência.

Linha de pesquisa representa temas aglutinados e aglutinadores de estudos científicos que se fundamentam em investigação, de onde se originam projetos cujos resultados guardam afinidades entre si.

A pesquisa que envolve seres humanos sempre deverá tratá-los em sua dignidade, respeitá-los em sua autonomia e defendê-los em sua vulnerabilidade. O TCLE visa à garantia dessas exigências éticas. É um documento que informa o sujeito a respeito do seu envolvimento na pesquisa, para que possa decidir com autonomia e responsabilidade sobre sua participação. Objetiva igualmente assegurar a manutenção da confidencialidade das informações, a defesa dos sujeitos em sua vulnerabilidade e a proteção contra possíveis riscos e danos. O TCLE protege também indiretamente o pesquisador e os demais envolvidos, incluindo o CEP, que se torna coresponsável pela pesquisa após sua aprovação.

 

COORDENADORA:
Me. Iangla Araújo de Melo Damasceno


DOWNLOADS:

Veja os Modelos abaixo que irão auxiliá-lo na estruturação e organização das ideias da pesquisa.

Projeto de Pesquisa

Manual do Pesquisador UNITPAC