Ligas Acadêmicas

Conheça as Ligas

LIGA ARAGUAINENSE DO TRAUMA (LAT)

A Liga Araguainense do Trauma fundada em 2008, foi a primeira liga acadêmica do UNITPAC, tendo o intuito de promover a capacitação de seus membros na área de urgência e emergências, principalmente relacionadas ao trauma. Em 2009 e 2010 a LAT foi considerada Liga “Padrão Ouro” do Brasil pelo Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT) em apoio da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Trauma (SBAIT). Este título destaca as ligas de maiores atuações no contexto do Trauma do país, evidenciando nacionalmente a liga do trauma de Araguaína devido suas grandes realizações desde sua criação, como participação em eventos nacionais destinados as ligas do trauma (COLT), apresentação cientifica, primeira liga do país a estagiar no pré-hospitalar, projetos sociais, entre outros.

Atualmente a LAT é composta por 32 membros e tem como lema “Estar onde ninguém pode, fazer o que ninguém quer, para que outros possam viver.” É associada ao Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma, CoBraLT, possuindo um representante como Diretor Regional Norte deste comitê, mantendo o status de Liga Padrão-Ouro no Brasil.

Criação: 02/10/2008

Contatos: [email protected] , [email protected]

Facebook: lat.tocantins


 

LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DE ARAGUAÍNA (LANNA)

A LANNA tem como finalidade orientar e auxiliar universitários do curso de Medicina em sua formação acadêmica no conhecimento da Neurologia e Neurocirurgia, bem como seus diferentes métodos e aplicações em diversos campos das áreas médicas, contribuindo para seu aprendizado e desenvolvimento técnico-científico através de atividades teórico-práticas a serem ministradas dentro de suas limitações como entidade universitária e segundo análise de seus membros.

Criação: 21/08/2009
Contato: [email protected]
Facebook: LANNA


LIGA ACADÊMICA PRÓ-RIM

Liga Acadêmica Pró-Rim é uma iniciativa de estudantes de medicina UNITPAC Araguaína-TO com intuito de aprofundar conhecimentos em nefrologia! A Liga Acadêmica Pró-Rim tem como objetivo atuar junto à população, procurando atender a sua dinâmica e seus problemas, com o intuito de obter resultados satisfatórios e prestando, dessa forma, serviço à sociedade na área da saúde renal; - Desenvolver aprimoramento científico na área de Nefrologia, capacitando alunos, colaboradores e voluntários quanto a abordagem preventiva no que se refere a saúde renal, que favoreçam melhor qualidade de vida a comunidade; - Propiciar enriquecimento da formação acadêmica e difundir a educação continuada em Nefrologia.

Criação: 26/02/2010
Contato: [email protected] ; [email protected]
Facebook: Liga-Acadêmica-Pró-rim


LIGA ARAGUAINENSE DE CLÍNICA MÉDICA (LACLIM)

A Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACLIM) do ITPAC possui um caráter multidisciplinar cujo objetivo é promover a pesquisa e incentivar o ensino extracurricular por meio de estudos de casos, cursos, palestras e simpósios. Além disso, busca congregar os alunos em seus vários níveis de conhecimento e interesse em clínica médica, a fim de fortalecer a preparação profissional, agregando o aprendizado com abordagens teórico-práticas mais aprofundadas relacionadas ao tema e com base científica.

Criação: 21/10/2010

Contato: [email protected]

Facebook: laclimto


LIGA ACADÊMICA DE RADIOLOGIA DE ARAGUAÍNA (LARA)

Tem como finalidade orientar e auxiliar universitários do curso de Medicina em sua formação acadêmica no conhecimento da radiologia, bem como seus diferentes métodos e aplicações nos diversos campos da Medicina, contribuindo para o seu aprendizado e desenvolvimento técnico-científico, através de inúmeras atividades teórico-práticas.

Objetivos: Contribuir para o aperfeiçoamento da cultura médico-científica através de seminários, discussões clínicas, cursos, jornadas, seminários e eventos de interesse da comunidade acadêmica relacionados à radiologia e suas aplicações nos diversos campos da medicina; contribuir na formação médica de seus membros durante o curso de graduação; colaborar em estudos e pesquisa científicas relacionadas à radiologia e diagnóstico por imagem, tendo a atuação efetiva através de seus membros ou em conjunto com órgãos competentes, tanto em suas aplicações, como em seu entendimento e realização; manter intercâmbio científico e associativo com outras escolas médicas e outras instituições ligadas à radiologia e diagnóstico por imagem.

Criação: 12/11/2010
Contato: [email protected] , [email protected]
Facebook: lara.radiologia


LIGA DE ONCOLOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICA (LOCC)

A Liga de Oncologia Clínica e Cirúrgica – LOCC, tem como objetivo integrar conhecimentos em oncologia entre os acadêmicos de medicina e profissionais da área da saúde e difundir o conhecimento médico científico específico à especialidade, através de reuniões científicas, cursos, simpósios, acompanhamento de ambulatórios e congressos. Iniciativas de ações de extensão universitária como a Liga de Oncologia Clínica e Cirúrgica, têm um papel importante nesse contexto e contribuem tanto para a formação do profissional que exerce a ação quanto para a informação e assistência da comunidade em foco.

Criação: 08/04/2011      
Contato: [email protected]
Facebook: LOCC
Blog: locc-unitpac


LIGA TOCANTINENSE DE CIRURGIA (LTC)

A Liga Tocantinense de Cirurgia (LTC) fundada em 01 de Maio de 2011 tem como objetivo complementar e reforçar a formação médica na área da cirurgia. Esta liga acadêmica é uma entidade criada e organizada por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesses em comum, especialmente em áreas de especialidade do campo da saúde. Tem entre seus objetivos complementar a formação acadêmica por meio de atividades que atendam os princípios do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. Realizam atividades extraclasses e desenvolvem ações voltadas para a promoção à saúde e educação, criando oportunidades de trabalhos científicos, didáticos, culturais e sociais no espaço acadêmico, contribuindo para o desenvolvimento científico e aprimoramento da área da saúde.

Criação: 11/05/2011
Contato: [email protected] / [email protected]
Facebook: ltcirurgia


LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (LAGO)

A LAGO tem o compromisso de fornecer conhecimento teórico-prático a seus afiliados, seja mediante o desenvolvimento de atividades internas (discussão de problemas formulados por seus coordenadores, membros efetivos ou professores e médicos convidados, seminários, etc.), seja mediante atividades externas (palestras, atividades em centros cirúrgicos,centros obstétricos, ambulatórios das especialidades médicas atuantes); A LAGO tem o compromisso de atuar junto à sociedade, em especial a todas as mulheres atendidas nas áreas de Ginecologia, Mastologia e Obstetricia na cidade de Araguaína-TO, bem como as referenciadas de outras cidades adjacentes e estados circunvizinhos ao Tocantins; realizando atividades com o objetivo de informá-la, conscientizá-la e assisti-la; A LAGO tem o compromisso de desenvolver eventos de cunho científico, como seminários e cursos. A LAGO tem o compromisso de desenvolver o hábito de observação, registro e divulgação de informações coletadas, apoiando e participando de projetos de pesquisa que possam contribuir para o desenvolvimento científico nas áreas de Ginecologia,Mastologia e Obstetricia.

Criação: 12/05/2011     
Contato: [email protected]
Facebook: lago.araguaina


LIGA ARAGUAINENSE DE CARDIOLOGIA (LAC)

A Liga Araguainense de Cardiologia – L.A.C., fundada em setembro de 2011, realiza reuniões semanais para aprofundar os estudos sobre os temas da cardiologia. Tai reuniões são sempre em forma de mesa redonda/seminário/explanação de casos clínicos/ TBL organizadas pelo orientador escolhido para a semana. Além disso, os eventos da Liga seguem o calendário da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que contém diversas campanhas de conscientização (como: Ande. Corra. Pedale: Mova-se rumo a qualidade de vida; Eu sou 12 por 8; Dia Nacional da Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita) e, também, seminários e simpósios acadêmicos. A L.A.C., ainda, participa de diversos eventos acadêmicos, a nível local, regional, nacional e internacional, apresentando os trabalhos científicos produzidos pela Liga.

Criação: 02/09/2011     
Contato: [email protected]


LIGA ACADÊMICA DE INFECTOLOGIA (LAIA)

A Liga Acadêmica de Infectologia de Araguaína - LAIA, foi criada e teve sua primeira reunião no dia dezessete de novembro de dois mil e onze, às dezenove horas no UNITPAC. Tal liga foi criada com o intuito de fundar um grupo de estudos que pudesse discutir e elucidar temas de infectologia e mais do que isso, praticá-los a partir do desenvolvimento de atividades internas e realização de atividades científicas e sociais. Os objetivos da LAIA englobam o compromisso de ensino em desenvolver conhecimento teórico-prático a seus afiliados, mediante desenvolvimento de atividades internas e externas; compromisso social de atuar junto à sociedade, realizando atividades com intuito de informa-la, conscientiza-la e assisti-la; e compromisso científico de desenvolver eventos, como seminários, cursos e projetos de extensão.

Criação: 28/11/2011
Contato: [email protected]


LIGA ACADÊMICA DE PEDIATRIA E NEONATOLOGIA  (LAPEN)

A Liga Acadêmica de Pediatria e Neonatologia foi fundada no dia 27 de março de 2012, e tem como proposta aprimorar os conhecimentos acadêmicos na aérea da Pediatria. É coordenada pela Dra. Maria Gorete Pereira e conta com demais Professores Colaboradores. Os acadêmicos que integram a LAPEN estão em busca de desenvolver atividades nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, que contribuam tanto para o próprio conhecimento acadêmico, como para a sociedade de um modo geral.

Criação: 23/03/2012
Contato: [email protected] , [email protected]
Facebook: lapen.unitpac


LIGA ACADÊMICA DO SISTEMA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (LASAE)  INATIVA

A LASAE objetiva aproximar cada vez mais os alunos da prática à assistência em enfermagem junto com o paciente; orientar o aluno sobre a importância do conhecimento de SAE; buscar um maior relacionamento entre aluno e paciente; orientações e aprendizado como fazer um bom estudo de caso, conhecendo a patologia, e sabendo os cuidados que o enfermeiro deve ter com o paciente; aproximar o aluno do ambiente hospitalar; aprimorar o aluno em realização de diagnóstico de enfermagem, juntamente com as prescrições.

Criação: 07/08/2012


LIGA INTEGRADA DE FARMACOLOGIA DE ARAGUAÍNA (LINFA)

A Liga Integrada de Farmacologia de Araguaína – LINFA, fundada em agosto de 2012, desenvolve diversas atividades de extensão, como palestras, campanhas, além de projetos de extensão como os tradicionais cursos de injetáveis.

Criação: 15/08/2012
Contato: [email protected]


LIGA ARAGUAINENSE DO TRAUMA DE ENFERMAGEM (LATE)

No dia 10 (dez) de Agosto 2012, foi fundada a Liga Araguainense Do Trauma De Enfermagem (LATE) vinculada ao Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNITPAC) na cidade de Araguaína, Tocantins. Um dos principais objetivos da LATE é proporcionar treinamento teórico e prático aos acadêmicos da área de Enfermagem visando o atendimento à vítima de trauma.

Criação: 04/09/2012      
Contato: [email protected]
Facebook: ligalatearaguaina


LIGA ARAGUAINENSE DO TÓRAX (LATO)

Aulas teóricas, apresentações de casos clínicos e discussões sobre temas relacionados a pneumologia e cirurgia torácica com professores médicos especializados em Pneumologia, Cirurgia torácica, Oncologia, Radiologia, Pediatria e Infectologia. Projetos de ação em prol da saúde da comunidade, contra o tabagismo,  como o projeto “Apague o cigarro, respire VIDA” realizado em escolas públicas da cidade com palestras sobre o Tabagismo. Campanha contra o Tabagismo em eventos da Igreja Católica, oferecendo informações e também a realização de anamnese, exame físico do tórax e Espirometrias na população fumante, contribuindo para detecção de problemas de saúde relacionados ao cigarro. Realização de cursos teóricos e práticos para os estudantes do curso de Medicina, visando contribuir com o conhecimento dos mesmo e dos próprios ligantes sobre os temas relacionados ao tórax. Aulas práticas com professores especialistas, para que os ligantes dominem técnicas essenciais ao médico, como drenagem de tórax e intubação orotraqueal. Elaboração de trabalhos científicos apresentados em congressos reconhecidos nacionalmente, com publicação de trabalhos em Anais de Congressos. Apresentação de trabalhos científicos em congressos nacionais importantes dentro da área da pneumologia e cirurgia torácica. Publicação de trabalhos em Anais de Congressos. Cartilhas contra o Tabagismo distribuídas à população em eventos públicos realizados pela LATO.

Criação: 05/10/2012       
Contato: [email protected]
Facebook: lato.ligaaraguainensedotorax


LIGA ARAGUAINENSE DE PALHAÇOTERAPIA (LAPA)

A Liga Araguainense de Palhaçoterapia do UNITPAC possui as finalidades de ensino, ação social e produção científica. A mesma é caracterizada por uma associação civil sem fins econômicos, fundada em dezembro de 2012. A doravante liga será tratada pela sua sigla LAPA. Esta está vinculada ao curso de Medicina da mesma instituição abrindo vagas de membros efetivos para o curso de Enfermagem e aos demais cursos os cargos de membro convidado. Os integrantes possuem o campo de estágio e pesquisa no Hospital Municipal de Araguaína e projetos isolados em Unidades Básicas de Saúde da mesma cidade. Além de locais eventuais que possam surgir, incluindo instituições que participem direta ou indiretamente da assistência à saúde (Igrejas, Asilos, Creches, Associações comunitárias). A LAPA conta ainda com reuniões quinzenais realizadas na Sala das Ligas da faculdade UNITPAC, Araguaína. Durante as reuniões acontecem apresentações de artigos científicos, casos clínicos, oficinas de bexiga e teatro, dentre outras atividades. Estas reuniões seguem de forma conjunta com a ação da diretoria executiva, coordenador e preceptor.

Criação: 11/12/2012       
Contato: [email protected]
Facebook: lapa.itpac


LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA LEGAL DE ARAGUAÍNA (LML)

Reuniões quinzenais com discussão de temas abordados em medicina legal com a presença de médicos, advogados e delegados convidados (comprovação em ata da liga); Estágios semanais no Instituto de Medicina Legal (IML) de Araguaína – TO, realizando necropsias, serviços de verificação de óbito (SVO) e exames de corpo de delito sob a supervisão dos médicos da instituição. (vide caderno de presença de estágios); Realização de 3 simpósios sendo: Aula inaugural de medicina legal, com o tema: Violência contra a mulher: abordagem médico-legal, realizado no dia 27 de março de 2014; II simpósio de medicina legal, com o tema: Violência contra a criança: abordagem médico legal, realizado no dia 13 de novembro de 2014; e o III simpósio de medicina legal, com o tema: Traumatologia Forense, realizado no dia 6 de novembro de 2015.
Desenvolvimento de trabalhos para apresentação em Jornadas Científicas.

Criação: 22/01/2013
Contato: [email protected]


LIGA ACADÊMICA DE DOENÇAS TROPICAIS (LADT)

A liga Acadêmica de doenças tropicais foi fundada no primeiro semestre de 2013. O foco principal da Liga é estimular a prevenção, diagnóstico precoce e a promoção da saúde. Os temas trabalhados pela LADT são: DST/HIV/AIDS, Hepatites Virais, Tuberculose, Hanseníase, Calazar, Dengue, Chagas e outras. Realização de palestras ,apresentação de vídeos e teatro  referente ás Doenças Tropicais em escolas municipais de Araguaína. Capacitação no CCZ de Araguaína. Participação em Jornadas Científicas do UNITPAC. Curso introdutório sobre HIV/ AIDS, Hanseníase, TBC, Chagas, Dengue e Calazar.

Criação: 19/03/2013
Contato: [email protected]


LIGA ACADÊMICA DE DIABETES E ENDOCRINOLOGIA (LADE) INATIVA

A Liga Acadêmica de Diabetes e Endocrinologia tem o compromisso de fornecer conhecimento teórico-prático a seus afiliados, seja mediante o desenvolvimento de atividades internas (discussão de problemas formulados por seus diretores, membros efetivos ou professores e médicos convidados e seminários), seja mediante atividades externas (palestras e atividades em ambulatórios).

Criação: 10/04/2013 
Facebook: ligadediabetes/


LIGA DE ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR DE ARAGUAÍNA (LACVA)

A LACVA foi criada com objetivo de orientar e auxiliar os acadêmicos do Curso de Medicina em sua formação, aprofundando os conhecimentos nas áreas de Angiologia e Cirurgia Vascular, tendo o entendimento da sua aplicabilidade em diversos campos das áreas médicas, além de contribuir no aprendizado e desenvolvimento técnico-científico através de atividades teórico-práticas a serem ministradas dentro de suas limitações como entidade universitária e segundo análise de seus membros.

Criação: 27/04/2013      
Contato: [email protected]
Facebook: Liga-de-Angiologia-e-Cirurgia-Vascular


LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA INTENSIVA DO TOCANTINS (LAMIT)

Grupo acadêmico, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, cujo objetivo central é difundir os principais aspectos ligados à Medicina Intensiva para a comunidade acadêmica e sociedade em geral.

Criação: 12/06/2013
Contato: [email protected]
Facebook: lamit13



LIGA ARAGUAINENSE DE ANÁTOMO-FISIOLOGIA (LAAF)

A Liga Araguainense de Anátomo-fisiologia foi fundada em 2013, por acadêmicos de Medicina do UNITPAC, com o objetivo comum de aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos relacionados à Anatomia e Fisiologia Humana (matérias estas que compõem o ciclo básico de formação no curso de Medicina da instituição), além de associá-los aos conhecimentos adquiridos em outras matérias pertencentes ao ciclo clínico, tais como cirurgia e clínica médica. Aprofundar a vivência prática através de aulas realizados nos laboratórios de anatomia e fisiologia e complementar o ensino teórico dos acadêmicos na área de anatomia e fisiologia médica, sempre norteados pelos princípios éticos que envolvem a medicina;  Participar de projetos de pesquisa relacionados à anatomia e fisiologia médica visando o desenvolvimento de artigos tanto ao nível de revisão bibliográfica, relato de casos e estudos prospectivos os quais poderão publicados; Estimular a pesquisa a elaboração e apresentação de relatos de artigos e trabalhos científicos em congressos, simpósios e outros eventos que estejam relacionados com a áreas da anatomia e fisiologia médica; Promover atividades nas comunidades que envolva a educação e prevenção de patologias que estejam relacionadas com os assuntos abordados pela LAAF e assistência à saúde em parceria com outras ligas do próprio UNITPAC  que realizem atividades afins;

Criação: 02/10/2013
Contato: [email protected]
Facebook: https://www.facebook.com/laafitpac



LIGA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA DO TOCANTINS (LORT) INATIVA

São objetivos da Liga de Ortopedia e Traumatologia do Tocantins: Ampliar os conhecimentos dos estudantes na área de Ortopedia e Traumatologia; Estimular a prática de publicações de trabalhos científicos; Desenvolver o relacionamento médico-paciente; Inserir o estudante de medicina no meio profissional; Estender a comunidade informações acerca de problemas de saúde osteomusculares mais prevalentes.

Criação: 10/12/2013
Contato: [email protected]



LIGA ARAGUAINENSE DE OFTALMOLOGIA (LAOFT)

Liga acadêmica de oftalmologia fundada por acadêmicos de medicina no dia 11 de Fevereiro de 2014 sob os pilares de ensino, pesquisa e extensão acerca de assuntos relacionados a oftalmologia, visando reforçar a nossa formação acadêmica a cerca da oftalmologia destacando por exemplo anatomia, fisiologia e patologias mais frequentes além das mais raras. A LAOFT também possui uma forte base científica, com vários trabalhos apresentados em eventos de renome nacional e internacional em formato poster e em apresentação oral. Além disso a LAOFT também tem sua preocupação com a sociedade, realizando eventos públicos de maneira a conscientizar a população e também realizando eventos voltados para acadêmicos de medicina em práticas oftalmológicas que todo clínico deve saber.

A LAOFT se reune quinzenalmente as quartas-feira as 20h na sala das ligas do UNITPAC para apresentar temas diversos, discutir casos clínicos, realizar aulas práticas com oftalmologistas convidados ou ter aulas ministradas por nosso preceptor, Dr. Sílvio Carneiro, ou de algum oftalmologista convidado. Além disso acompanhamos nosso preceptor nos ambulatórios de oftalmologia. Oferecer conhecimento atualizado sobre a parte clínica e cirúrgica em oftalmologia; Discutir e trocar experiências e informações sobre casos clínicos em oftalmologia; Discutir situações clínicas de pacientes em relação a condutas e tratamentos recentes; Capacitar o ligante em práticas do meio oftalmológico, como exames de fundo de olho ou em lâmpada de fenda; Trazer novas informações sobre oftalmologia, as quais não teriamos acesso devido a baixa carga horária da matéria de oftalmologia; Capacitar o ligante a realizar uma consulta oftalmológica;

Criação: 11/02/2014
Contato: [email protected]
Facebook: https://www.facebook.com/laoft.araguaina


LIGA ARAGUAINENSE DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA (LAGG)

A LAGG traz como proposta a multiplicação do conhecimento na área de geriatria entre a sociedade araguainense, bem como, somar com a formação dos acadêmicos da área de saúde. Além disso, propõe realizar eventos e atividades que ajudem a reestabelecer o estado funcional e bem estar psicossocial desses pacientes. Nesse sentido, possui caráter de agente de transformação social, visando lutar pela promoção da saúde da população idosa.

Criação: 28/02/2014  
Contato: [email protected] ; [email protected]


LIGA ARAGUAINENSE DE DERMATOLOGIA CLÍNICA E PREVENTIVA (LADERM)

A Liga Araguainense de Dermatologia Clínica e Preventiva traz como proposta a multiplicação do conhecimento na área de Dermatologia Clínica e Preventiva entre a sociedade Araguainense, bem como, somar com a formação dos acadêmicos da área da saúde. Além disso, propõe realizar eventos e atividades que ajudem a informar e orientar esses pacientes nas suas referidas patologias, bem como trazer o bem estar dos mesmos.

Criação: 21/11/2014     
Contato: [email protected]
Facebook: Laderm


LIGA ACADÊMICA DE REUMATOLOGIA DO TOCANTINS (LART)

A Liga Acadêmica de Reumatologia do Tocantins tem como objetivos, tornar comum os debates acadêmicos a respeito dos temas pertinentes a especialidade de Reumatologia o qual o clínico geral deve dominar; abordar por meio de aulas interativas, temas importantes para a prática clínica e diagnóstica em Reumatologia. Realizar construção científica a partir de coleta de dados populacionais por meio de pesquisa, bem como a análise do que há de mais evidência no tema. Promover a partir dos conhecimentos adquiridos nas atividades da liga, debates públicos com o intuito de estender o tema à população.

Criação: 15/05/2015 
Contato: [email protected]


LIGA ARAGUAINENSE DE SEMIOLOGIA MÉDICA (LASEM)

A Liga Araguainense de Semiologia Médica (LASEM) tem por objetivo congregar alunos que estão cursando ou já concluíram a disciplina de Semiologia Médica, visando estabelecer a importância da semiologia na prática médica e aprimorar os conhecimentos de seus ligantes na área de Semiologia Médica.

Criação: 26/08/2015    
Contato: [email protected]
Facebook: Lasem


LIGA ACADÊMICA DE GENÉTICA MÉDICA DE ARAGUAÍNA (LAGMA) INATIVA

A LAGMA é uma associação civil e científica livre, de duração indeterminada, que visa cumprir objetivos de ensino, pesquisa e extensão, de forma integrada. § 1º - Na área de ensino, são objetivos da Liga Acadêmica de Genética Médica: I. Congregar acadêmicos do curso de Medicina de vários períodos da graduação interessados no aprendizado e no desenvolvimento técnico-científico da Genética Médica; II. Organizar e auxiliar promoções de caráter científico e social que visem o aprimoramento da formação acadêmica; III. Trabalhar de forma integrada com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araguaína e com as disciplinas relacionadas com Genética Médica e o Desenvolvimento Humano como forma de estímulo na aquisição de conhecimento pelo corpo discente e de complementação para a formação em saúde; IV. Manter intercâmbio científico e associativo com outras ligas do UNITPAC e Ligas Acadêmicas de Genética Médica de outras instituições. Na área de pesquisa, são objetivos da Liga Acadêmica de Genética Médica: I. Formular projetos de pesquisa junto ao Centro de Referência Neurológico da APAE, ao Serviço de Triagem Neonatal de Araguaína e a APAE Escola Raios de Luz; II. Contribuir na pesquisa médica na área da Citogenética Clínica e Genética aplicada à saúde. Na área de extensão, são objetivos da Liga Acadêmica de Genética Médica: Estimular e desenvolver atividades na área da Genética Médica no Estado do Tocantins, visando agregar à formação do profissional de saúde conceitos e práticas básicas relacionadas à atenção em Genética Médica nos vários níveis de atenção, assim reforçando a importância do aconselhamento genético realizado por equipe multidisciplinar; II. Realizar eventos relacionados ao estudo da Genética Médica, como palestras, reuniões quinzenais, jornadas, simpósios, encontros, cursos e outros.

Criação: 14/09/2015       
Contato: [email protected]


LIGA ACADÊMICA DO CONCRETO (LACON)

A Liga Acadêmica do Concreto (LACON) tem como finalidade orientar e auxiliar universitários do curso de Engenharia Civil em sua formação acadêmica no conhecimento de um dos maiores componentes da área de Engenharia Civil: o concreto, bem como suas patologias e empregabilidade, contribuindo para seu aprendizado e desenvolvimento técnico-científico através de atividades teórico-práticas a serem ministradas dentro de suas limitações como entidade universitária e segundo a análise de seus membros, atuando juntamente com a coordenação do Curso de Engenharia Civil do UNITPAC e demais instituições relacionadas à especialidade de materiais de construção.

Criação: 18/09/2015       
Contato: [email protected]
Facebook: ligadoconcreto


LIGA ACADÊMICA DE DIREITO PENAL (LADP)

A Liga Acadêmica de Direito Penal fundada em meados de 2015, é a primeira Liga de Direito do UNITPAC (Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos), tem por finalidade precípua o desenvolvimento do ensino no âmbito do Direito Penal, comunicando-se com outros ramos do Direito Público e Direito Privado, em que pese a proposta de interdisciplinaridade e integração da Ciência do Direito. Articula e promove o desenvolvimento de divulgação científica, por meio de cursos, projetos, exposições, palestras, seminários, simpósios, encontros, oficinas, reuniões. Outrossim, realiza atividades internas, no âmbito institucional, como aulas teóricas, e externas como já mencionadas anteriormente, contando com a participação fundamental dos Ligantes, estes atuando em auxílio aos Acadêmicos para melhor interação destes com todas as modalidades supracitadas que a LADP disponibiliza. Ressalta-se que as Ligas Acadêmicas, conforme estatuto próprio apresentam princípios educacionais norteadores, deste modo a Liga Acadêmica de Direito Penal é pautada no Princípio constitucional da Indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão no Ensino Superior, cujo os mesmos, gozam de  aspectos primordiais, interdependentes entre si e altamente dinâmicos.  .

Criação: 15/10/2015       
Contato: [email protected]
Facebook: LADP


LIGA ACADÊMICA EM ESTOMATERAPIA (LAE)

A Liga Acadêmica em Estomaterapia (LAE) tem como           finalidades atuar em quatro aspectos primordiais, interdependentes e        altamente dinâmicos: estudo, ensino, pesquisa e extensão. Integrando        no campo do estudo, os temas relacionados aos comprimentos         teciduais, estomas, incontinência urinária e anal. Ampliando os        conhecimentos referentes a Estomaterapia para aos ligantes       acadêmicos de enfermagem, na área da saúde. Oferecer conhecimentos         em embasamentos científicos, de acordo com as atualizações, de         conceitos, definições e procedimentos. Trabalhando a promoção,       prevenção e tratamento de várias doenças, temas abordados, dentro da          liga. E por fim, trabalhando em questões sociais viabilizando a interação           entre a universidade e a sociedade.

Criação: 20/10/2014
Contato[email protected] ; @laeitpac 
Facebook: LaeItpac
Instagram@laeitpac


LIGA ACADÊMICA DE DEONTOLOGIA E SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM - LADSAE

A Liga Acadêmica de Deontologia e Sistematização da Enfermagem foi instituída no UNITPAC conheça nossos objetivos:

Missão: otimizar a percepção dos acadêmicos de enfermagem, relacionado a profissão, quanto na prática, campo de atuação, suas responsabilidades, deveres e direitos, garantidos pelo COFEN.

Visão: incentivar o empoderamento do futuro enfermeiro, quanto a autonomia da profissional dentro do campo da saúde, educação, pesquisa e extensão.

Valores: Respeito, empreendedorismo, responsabilidade, humildade.

Criação: 18/09/2018

Contato: [email protected]


LIGA ACADÊMICA DE ODONTOPEDIATRIA - LAOP

A Liga Acadêmica de Odontopediatria - LAOP tem por objetivo fornecer aos seus ligantes e toda comunidade um novo âmbito de conhecimento na área da odontopediatria, através do desenvolvimento de atividades internas (discussões de casos clínicos, assuntos da atualidade, seminários, simpósios e etc, com membros efetivos e docentes convidados) e externas (palestras, pesquisas de campo, ações sociais).  As atividades desenvolvidas na LAOP terão compromisso educacional e social, sempre com o objetivo de gerar conhecimento técnico-científico relacionado à prevenção e diagnóstico em Odontopediatria, envolvendo comunidade acadêmica e público-alvo, visando e discutindo sempre ações preventivas.

Criação: 29/09/2017

E-mail: [email protected]

Instagram: @l.a.o.p_unitpac


LIGA ACADÊMICA ARAGUAINENSE DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR - LAAOH

A Liga Acadêmica Araguainense de Odontologia Hospitalar LAAOH  trabalhará conteúdos fundamentais para a consolidação e o aprimoramento da formação dos profissionais da área da odontologia com enfoque hospitalar. É pretendido reunir alunos e docentes em prol do desenvolvimento de ações integradas de forma participativa e humanizada, contemplando ensino, pesquisa e extensão. A LAAOH realizará encontros quinzenais para discussão teórica de temas acerca da odontologia hospitalar, buscando associá-lo às várias situações do cotidiano profissional da área, aulas teóricas com enfoques pedagógicos, éticos, humanizadores, de modo a contribuir para ampliação da capacidade de entendimento da totalidade do que é o ser humano no aspecto de saúde e doença. Além disso, serão propostas atividades práticas, podendo o acadêmico auxiliar diretamente os cirurgiões dentistas que atuam em âmbito hospitalar em diversos tipos de atendimentos proporcionando assim a ampliação e consolidação do saber para o aperfeiçoamento das práticas diagnósticas destes profissionais.Nas atividades acadêmicas, os integrantes ficam ainda responsáveis pelo relato de casos, pesquisa, extensão, apresentação em congressos, além de jornadas e simpósios.

Criação: 06 de Junho de 2018

Contato[email protected]


LIGA ARAGUAINENSE DE TOXICOLOGIA - LATOX

A LIGA ARAGUAINENSE DE TOXICOLOGIA, designada a sigla LATOX é uma entidade do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos-UNITPAC, com duração ilimitada, sob a supervisão da Me. Wilma Gomes Galvão; a liga visa complementar a formação acadêmica dos estudantes do curso de farmácia, enfermagem, medicina, radiologia, estética, engenharia, agronomia, educação física, psicologia, analise e desenvolvimento de sistemas, por meio de atividades que envolvam a pesquisa, ensino e extensão universitária, a mesma foi criada através da incorporação de acadêmicos de farmácia, com interesse comum sobre o estudo do amplo campo da toxicologia, assim como pesquisas na área e desenvolvimento de extensões com aplicação pratica no contexto social, ajudando assim a estrutura da saúde no município de Araguaína, através de pesquisas com a população alvo, projetos, palestras informativas e acessíveis para os acadêmicos e comunidade, tendo por finalidade estimular o desenvolvimento do conhecimento nas áreas relacionadas a toxicologia, aprimorando as informações dos interessados e os tornando agentes multiplicadores de conhecimento acerca dos temas abordados.

Criação: 12/06/2018
Contato: (63)99281-2975
E-mail: [email protected]
Instagram: @latox_unitpac


LIGA ACADÊMICA DE DENTÍSTICA RETAURADORA E ESTÉTICA - LADRE

Em consequência da constante conscientização por novos métodos para a transformação do sorriso, a Odontologia vem, durante o decorrer do tempo, evoluindo quando se pensa na área de estética. A dentística restauradora vem fazendo um papel importante na odontologia, não apenas de devolver a função e a estética, mas também é responsável por devolver a auto estima, a confiança e até mesmo a alegria para o paciente, pois é a área da odontologia que une saúde e beleza. A liga acadêmica de dentística restauradora e estética, fundada na cidade de Araguaína no estado do Tocantins, no dia 23 de Maio de 2018, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, apartidária, não religiosa, de duração ilimitada e com caráter multiprofissional. Tem por público alvo os acadêmicos do curso de odontologia da UNITPAC que já cursaram a disciplina de dentística pré clínica I. Tem o objetivo de acrescentar conhecimento a formação do cirurgião dentista, através de reuniões que serão feitas quinzenalmente reunindo alunos e professores com o intuito de ações de interação e participação envolvendo os mesmos, incentivando os acadêmicos a produzirem artigos e a participarem de projetos de ensino pesquisa e extensão, treinar o estudante na parte prática tanto laboratorial quanto clínica, organizar e auxiliar promoções de caráter científico, social e prático e estimular a elaboração e apresentação de trabalhos teóricos e práticos na área de abordagem da disciplina.

Criação: 23 de maio de 2018


LIGA ACADÊMICA TOCANTINENSE DE ODONTOLOGIA  PREVENTIVA - LATOP

A Odontologia vem, durante o decorrer do tempo, baseando-se no processo saúde/doença, objetivando atuar nos níveis de prevenção e intervindo o mais cedo possível. Odontologia Social e Preventiva é responsável pelo diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde bucal da comunidade, agindo por meio de promoção de saúde, utilizando como instrumento de transformação social ações educativas que propicie a reformulação de hábitos, a aceitação de novos valores e o estimulo a criatividade em busca da saúde.
A preparação do cirurgião-dentista é de fundamental importância para atuar no processo de mudança da saúde coletiva. Assim, a LATOP- Liga Acadêmica Tocantinense de Odontologia Preventiva busca produzir mudanças positivas na problemática de saúde da comunidade, gerando e aplicando conhecimentos e tecnologia capazes de interferir positivamente no ambiente em que vai atuar, integrando universidade e comunidade contribuindo para a preparação do futuro cirurgião dentista.

Criação: 14 de agosto de 2017
Contato: [email protected]


LIGA ACADÊMICA DO APARELHO DIGESTIVO - LAAD

Com o objetivo de integrar acadêmicos e profissionais interessados no aprendizado e no desenvolvimento científico relacionado a temática gastroenterologia clínica e cirúrgica, além de contribuir para a formação de profissionais capacitados a trabalhar em equipes interdisciplinares e compreender o processo saúde-doença em sua real complexidade.

Criação: 20 de fevereiro de 2017
E-mail: [email protected]


A LIGA ACADÊMICA DO APARELHO DIGESTIVO - LASEM

É um espaço dinâmico de atuação proativa dos discentes, a qual tem como ação desenvolver atividades acadêmicas no campo da Semiologia Médica. Desta forma, a LASEM se propõe a promover discussões, cursos, atividades práticas, incluindo monitorias e acompanhamento de plantões, palestras, feiras, mesas redondas, produções científicas, elaboração de uma cartilha de semiotécnicas, participação em congressos, encontros, entrevista.simpósios, dentre outros. O processo de seleção da liga será feito anualmente, em quatro fases, as quais consistem em: Análise de carta de intenção, prova objetiva, prova prática.

Criação: 27/08/2018
Contato: [email protected]


LIGA ACADÊMICA DE ESTÉTICA E REABILITAÇÃO ORAL - LAERO

A Liga Acadêmica de Estética e Reabilitação Oral - LAERO foi fundada em 2018, nasceu devido a busca pela estética na Odontologia, não só por parte dos profissionais e acadêmicos, mas também por parte dos pacientes que, cada vez mais, buscam tratamentos que proporcionem um aspecto visual mais agradável e satisfatório. Sendo assim, é necessário trazer informações cada vez mais atualizadas sobre o universo estético. Esse é o objetivo da LAERO: formar profissionais cada vez mais capacitados a atender as expectativas desses pacientes, que buscam nada menos do que a perfeição.

Criação: 30/08/2018
Contato: [email protected]
Instagram@laerounitpac


LIGA ACADÊMICA DE EXAMES RADIOLÓGICOS - LAER

A Liga Acadêmica de Exames Radiológicos (LAER) foi fundada em 2019 e tem como orientador e coordenador o Esp. João Pedro Vieira Costa. Inicialmente, foi vinculada às disciplinas técnicas de posicionamento, anatomia humana, anatomia radiológica e exames contrastados. A liga apresenta como objetivo principal auxiliar na formação de acadêmicos do curso superior de tecnologia em Radiologia do UNITPAC que compreendam o processo de Exames Radiológicos em sua real amplitude e complexidade, que estejam preparados para prestar assistência integral a todos os indivíduos araguaínenses. Para isso, a LAER pretende através de palestras, pesquisas científicas, apresentação de trabalhos, trabalhos de campo e atividades externas acerca de procedimentos radiológicos, quebrando o tabu sobre proteção radiológica. O foco da LAER é discutir internamente e externamente do UNITPAC o contexto de Exames Radiológicos e todos os seus complementos.

Criação: 02/04/2019
Contato: [email protected]


LEAGUE INTERNET OF THINGS - LIOT

A League Internet of Things - LIOT foi fundada em 17 de outubro de 2017 e tem como proposta, difundir conhecimento científico na área de Internet das Coisas e Robótica para a comunidade acadêmica e não acadêmica, através de pesquisas, projetos de extensão, reuniões, cursos, simpósios e congressos e como resultado, promover a capacitação de seus integrantes e comunidade às especialidades.

Criação: 17/10/2017

E-mail: [email protected]

Instagram@ligaiot