
O conceito de Gestão de Pessoas segundo Chiavenato (2015), é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.
Dessa forma, o Departamento de Gestão de Pessoas atua fortemente na construção e/ou manutenção de um clima organizacional harmônico, utilizando-se de metodologias e ferramentas que possibilitam segurança na tomada de decisões.
Ademais, o departamento configura-se como ponto de apoio estratégico para planejamento de projetos direcionados às seguintes demandas:
- Relacionamento interpessoal;
- Desenvolvimento profissional;
- Cultura organizacional;
- Comunicação holística;
- Processos motivacionais;
- Trabalho em equipe;
- Aplicação de Cursos;
- Formação de Líderes.
Assim sendo, o departamento segue alguns direcionamentos apontados por especialistas como sendo essenciais para a eficácia da organização, sendo estes:
- Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e cumprir sua missão;
- Proporcionar competividade à organização;
- Proporcionar colaboradores bem atualizados;
- Aumentar a auto-realização e satisfação dos colaboradores;
- Administrar as mudanças constantes;
- Manter políticas éticas de comportamento socialmente responsável.