ENADE

  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Apresentação

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

As Instituições de Ensino Superior (IES) são responsáveis por inscrever os estudantes habilitados ao Enade a cada ano - os ingressantes e concluintes (matriculados no primeiro e no último ano) dos cursos a serem avaliados. No entanto, os ingressantes são dispensados de realizar a prova, sendo a sua inscrição feita apenas para registro e cálculo de indicadores da educação superior.

Se você está concluindo o Ensino Superior, fique atento às áreas avaliadas definidas pelo MEC, ao cronograma, ao regulamento e às demais informações sobre o Enade.

 

Os Cursos Avaliados no Enade 2021

  • Educação Física (Licenciatura)
  • Pedagogia (Licenciatura)
  • Sistemas de Informação (Bacharelado)