Biblioteca Nicolau Carvalho Esteves

Guia do Professor

A Biblioteca da UNITPAC, vem oferecer a você professor, este guia de orientação para escolha da bibliografia de sua disciplina. Ele tem por objetivo, possibilitar o crescimento da coleção da biblioteca,  de forma coerente e alinhada  com as propostas da Política de desenvolvimento de coleções e plano de ensino dos cursos ministrados pela UNITPAC.

Como escolher as bibliografias de seu plano de ensino ?

 

Primeiro passo:

Determinar a bibliografias básica, complementar e verificar se elas constam na biblioteca, acervo físico(básica) e complementar(acervo virtual), para efeito de adequação ao seu plano de ensino e atendimento das necessidades do aluno. Escolher bibliografias consistentes com o curso é traçar um paralelo entre ementa, objetivos e o programa da disciplina

Bibliografia Básica:“é a leitura mínima obrigatória (cada título escolhido precisa fazer parte do acervo da biblioteca. Na quantidade mínima de 3 (três) títulos. A quantidade de exemplares de cada título tem que estar de acordo com a quantidade de vagas ofertadas pelo curso (Consulte seu coordenador ou o Bibliotecário).

Bibliografia Complementar:“ é a leitura recomendada para aumentar os conhecimentos sobre determinados assuntos, criando a oportunidade de adentrar nas idéias de diferentes autores”. Escolha no mínimo 5 (cinco) títulos. Esses títulos devem estar em número de 2 (exemplares), se físicos ou virtuais.  Independe da quantidade de alunos.

Periódicos: Poderão ser listados, na bibliografia, desde que sejam assinados pela instituição(físico ou virtual).

 

Segundo passo:

Caso a biblioteca não atenda a quantidade mínima exigida para adequação de seu plano as necessidades dos alunos ou sua bibliografia não esteja comtemplada nas bibliotecas física ou virtual.  Deverá ser solicitada a aquisição para a biblioteca. Cuidado com a data de publicação das obras, escolha títulos com edições recentes, obras clássicas poderão ser adquiridas desde que ainda sejam publicadas.

 

Como solicitar a aquisição?

Solicitar ao coordenador do curso ou diretamente na biblioteca, indicando, a disciplina, se bibliografia básica ou complementar.

O processo de aquisição é longo, por isso solicitamos que os prazos sejam atendidos para que os itens cheguem antes do início do período letivo.

 

Quando solicitar?

A Biblioteca estará recebendo solicitações para aquisição de todos os tipos de materiais bibliográficos (livros, periódicos, Bases de dados etc) em:

  • 1º Semestre do ano: todo o mês de janeiro do semestre corrente.
  • 2º Semestre do ano: todo o mês de junho.

Faça uma lista com os títulos de seu interesse, com: bibliografia completa. E faça sua solicitação por email para seu coordenador de curso ou via email da biblioteca: [email protected].

Link de pesquisa das bibliografias:

Acervo físico Clique aqui

Acervo virtual, saiba como acessar:  Clique aqui

DÚVIDAS?

Procurar a Bibliotecária no horário de 14h às 16h e 18h às 22h