Avaliação Integradora

Apresentação

Todos os alunos do primeiro ao último período estão aptos para realizar a Avaliação Integradora 2021. A prova será aplicada entre 08 a 12 de novembro no REAR (Canvas).

 

O que é Avaliação Integradora?

Avaliação Integradora é uma avaliação cognitiva e institucional que avalia individualmente se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo, e como o conhecimento está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e específicas, importantes para o desenvolvimento final do profissional.

Esse teste situa o estudante em seu processo evolutivo de ensino-aprendizado e permite à instituição realizar o diagnóstico de suas deficiências ao longo da estrutura curricular. Ele pode ser utilizado pelos colegiados competentes para avaliação de alterações curriculares e avaliações específicas de disciplinas. O conteúdo do teste não está ligado a nenhum modelo de curso específico, portanto, ele avalia os objetivos finais do currículo como um todo. O conteúdo de todos os tópicos do curso vai sendo continuadamente revisado, pois, não se entende essa metodologia sem uma devolutiva consistente (feedback), na qual seja possível corrigir as falhas apresentadas durante o processo formativo. Os estudantes são incentivados a adotar um estilo de aprendizado longitudinal autodirigido e entendem que até o final de sua formação os conhecimentos elaborados deverão estar consolidados para o bom exercício da profissão.

 

Quem pode e deve realizá-lo?

A Avaliação Integradora deverá ser aplicada semestralmente aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação (do primeiro ano até o último período).

 

Quando será aplicado a Avaliação Integradora?

A Avaliação Integradora ocorrerá de 08 a 12 de novembro, onde cada curso terá seu dia e horário especificado, conforme tabela abaixo.

Curso

Data Horário
Educação Física 08/11 19h00min às 22h00min
Estética e Cosmética 09/11 19h00min às 22h00min
Radiologia 09/11 19h00min às 22h00min
Farmácia 09/11 8h00min às 11h00min
Psicologia 10/11 19h00min às 22h00min
Engenharias 10/11 19h00min às 22h00min

Sistemas de

Informação

11/11 19h00min às 22h00min
Agronomia 10/11 19h00min às 22h00min
Ciências Contábeis 12/11 19h00min às 22h00min
Enfermagem 12/11 14h00min às 17h00min

 

Qual a estrutura da Avaliação Integradora?

A prova será composta por 20 questões de múltipla escolha, elaboradas com base na teoria e prática, visando problemas que exijam aplicação de princípios ou soluções que requeiram um processo mental complexo (raciocínio e reflexão). As perguntas abrangem todas as áreas de amplo domínio do conhecimento das disciplinas ofertadas por cada curso.

 

Qual é o objetivo básico da Avaliação Integradora?

A Avaliação Integradora tem por objetivo básico avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes durante o decorrer do curso, assim como aspectos do próprio curso de graduação.

  

Para que servem os resultados da Avaliação Integradora?

A análise dos resultados da Avaliação Integradora permite que se faça uma avaliação, em conjunto com outras ferramentas avaliativas, da relação entre conteúdo programático e a estrutura curricular dos cursos de graduação e também do grau de desenvolvimento dos estudantes ao longo do curso.

 

Por que devo participar da Avaliação Integradora?

Existem várias razões para sua participação ativa, entre elas podemos destacar:

  • A realização sequencial da Avaliação Integradora permite que o estudante verifique a evolução de seu desempenho cognitivo nas diferentes áreas e fases do curso, é uma avaliação chamada formativa que possibilita a identificação de potenciais dificuldades e incentiva a busca de correção.
  • A avaliação dos resultados permite que a Coordenação de Graduação e os membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos avaliem, em associação com outras ferramentas, as áreas em que os estudantes estão apresentando maiores dificuldades, na busca de correção e aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem de forma global e por áreas específicas.
  • A análise dos resultados da Avaliação Integradora permite que sejam tomadas decisões e que se implementem ações na busca de melhorias contínuas tanto em nível do estudante, individualmente, como em nível do curso de graduação, de uma forma mais global.
  • Uma outra vantagem da realização da Avaliação Integradora é permitir treinamento na realização de avaliações, com vistas à realização futura de processos seletivos como concursos, mestrados, residência e etc.
  • Adicionalmente, o processamento e a análise dos resultados obtidos permitirão que a Coordenação de Curso e os membros do NDE dos cursos construam curvas de desempenho cognitivo que auxiliarão na identificação das fragilidades e potencialidades dos estudantes nas diversas áreas de conhecimento e nas diferentes fases do curso. Estas informações em adição a outras advindas de variadas ferramentas avaliativas possibilitarão, em seu conjunto, o desencadeamento de ações com objetivo de aperfeiçoar a matriz curricular, o currículo, as estratégias de ensino-aprendizagem e os métodos pedagógicos adotados.

 

Como será feita a divulgação dos resultados da Avaliação Integradora?

A nota da avaliação leva em consideração a média da turma e desvio padrão, como apresentado no exemplo abaixo:

Média da turma - 15 acertos;

Desvio Padrão – 2 questões;

  • O aluno que acertar mais que 15 questões equivalem a 10 pontos;
  • O aluno que acertar entre 13 a 15 questões equivalem a 8 pontos;
  • O aluno que acertar entre 11 a 12 questões equivalem a 6 pontos;
  • E assim por diante.

Os resultados individuais da Avaliação Integradora não serão divulgados de forma pública, cada estudante individualmente poderá, mediante acesso via login e senha pessoal, ver o resultado da Avaliação Integradora no portal do aluno (RM).

 

Em caso de dúvidas sobre a Avaliação Integradora, a quem devo recorrer?

Dúvidas relativas a Avaliação Integradora deve ser direcionada à Coordenação de Curso.

  

Em caso de revisão da Avaliação Integradora?

O aluno que entrar com recurso deve preencher o documento de revisão da avaliação que está em anexo a esse documento. Após preenchido, o aluno deverá enviar ao e-mail do coordenador do curso ou entregar pessoalmente na coordenação do curso.

O aluno ainda deverá respeitar o cronograma abaixo:

Agenda: Novembro
Dia Atividade
08 à 12 Período de aplicação da Avaliação Integradora
15 Divulgação do Gabarito
16 Início para pedido de recurso
17 Término para pedido de recurso

Requerimento - Avaliação Integradora