1/4/2019
Compartilhe
Na ultima segunda-feira ocorreu o evento: Mulheres que tecem seus direitos, oferecido pelo curso de Engenharia de Produção. O evento contou com o apoio da Cooperativa Xambiart localizada no município de Xambioá e das Professoras Kênia Costa (PPGCult- UFT) e Mariane Lucena(PPGCult- UFT) .
Em reflexão ao dia 8 de março, dia internacional da mulher, o evento fez uma articulação interdisciplinar trazendo as lutas que as mulheres do Norte do país enfrentam para sustentar suas famílias.
No primeiro momento a palestrante Marivalda Borges , representante comercial da cooperativa Xambiart, ilustrou a trajetória da cooperativa e projetos futuros da cooperativa de mulheres. Após sua fala houve um momento aberto ao publico aonde os participantes puderam interagir e esclarecer suas duvidas. Em um segundo momento, as professoras Kênia Costa e a Mariane Lucena ilustraram um pouco da trajetória da implementação das barragens e transposições de rios para construções de hidrelétricas no Brasil e as consequências socioeconômicas provindas da implementação.
A palestra trouxe uma reflexão sobre como as mulheres, principalmente da região norte, encontraram uma voz através das Arpilleras após a implementação da hidrelétrica.