23/3/2016
Compartilhe
A ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção - tem como princípio integrar, promover e potencializar a atuação de estudantes de Engenharia de Produção do Brasil.
O Curso de Engenharia de Produção da FAHESA/ITPAC conta agora com o representante estadual da entidade, o acadêmico Rodolfo Morais da Silva, aluno da primeira turma do curso.
A ABEPRO Jovem – ABJ, o grupo discente da ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção, foi apresentada para a comunidade acadêmica como uma ferramenta para fomentar ações do curso e valorizar a profissão. O evento, realizado no Mini Auditório da FAHESA/ITPAC, contou com a presença de estudantes de todos os períodos do curso de Engenharia de Produção.
Foram apresentadas as organizações representativas da área da Engenharia de Produção, as frentes de trabalho dos representantes da ABJ e a proposta de mapeamento do mercado de trabalho relativo à Engenharia de Produção no Tocantins.
As organizações representativas são CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), entidades responsáveis pela regulamentação e fiscalização das atividades profissionais destas áreas de atuação. A ABEPRO é uma associação sem fins lucrativos, formada por discentes, docentes, profissionais e entidades afins, que buscam o fortalecimento da profissão através da promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As frentes de trabalho da ABEPRO são:
1. Criação e fortalecimento do Núcleo Tocantinense de Estudantes de Engenharia de Produção;
2. Criação do Centro Acadêmico de Engenharia de Produção e do Diretório Acadêmico de Engenharia;
3. Criação da Empresa Junior;
4. Formalização de parcerias com empresas privadas e órgãos públicos para o oferecimento de estágios e de atividades que propiciem a vivência teórico/prática aos estudantes;
5. Relações públicas;
6. Eventos como simpósios, encontros, congressos e outros que estimulam a produção científica.
A proposta de mapeamento do mercado de trabalho local e regional da Engenharia de Produção será desenvolvida sob a orientação da ABJ, em parceria com Liga Acadêmica de Gerência de Produção - LAGEP, ação já articulada pelo representante do Tocantins na ABJ, o estudante da FAHESA/ITPAC, Rodolfo Morais da Silva.
Encontros com os alunos e os professores para definir o planejamento estratégico dessas ações da ABJ serão organizados.