Estudantes de Pedagogia realizam evento sobre Educação Especial
1/12/2006
Compartilhe
Realizou-se em 22 de agosto, segunda-feira, às 19h e 30min, no auditório do ITPAC, o evento Educação Especial em Revista, projeto de extensão realizado por aluno(a)s das disciplinas de Antropologia e Fundamentos e Metodologia de Ensino de Educação Especial, do Curso de Pedagogia do ITPAC.
Aproximar os acadêmicos do ITPAC à realidade da APAE de Araguaína foi o objetivo do projeto, que teve como enfoque o tema Educação Especial, em função do projeto de inclusão social de alunos especiais na rede regular de ensino básico.
O evento também marcou a abertura da Semana Nacional do Excepcional, que acontece de 22 a 28 de agosto.
A APAE de Araguaína é uma Instituição filantrópica com atuação na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, cuja missão institucional é promover a inclusão social das pessoas portadoras de deficiências através de ações de prevenção, reabilitação e educação.
Para cumprir sua missão, a APAE de Araguaína busca parcerias junto a todos os segmentos da sociedade que possam não somente oferecer algum tipo de serviço, mas também se beneficiar dos recursos desta Instituição.
Pelo fato de a sociedade estar se reorganizando para uma convivência de qualidade em meio à diversidade humana, paradigma chamado de inclusão social, é necessário que sejam criadas oportunidades e situações de forma que novos profissionais possam aprender a se relacionar, compreender e aprender como atender pessoas com necessidades especiais, dentre as quais aquelas que portam algum tipo de deficiência.
Desde 2003 a parceria APAE / ITPAC tem ocorrido nas áreas de Saúde, Educação e Informática.
Atuação do ITPAC:
Curso de Pedagogia
Os acadêmicos do Curso de Pedagogia estudam em sala de aula conceitos e teorias sobre a educação inclusiva e a educação especial. Adquirem no Curso noções gerais sobre necessidades educacionais especiais (Altas habilidades, Condutas Típicas e Deficiências).
Para favorecer a apropriação de tais conhecimentos, os acadêmicos realizam estágio supervisionado nas salas de aula da Escola Especial Raios de Luz - Apae de Araguaína, onde têm contato não somente com alunos portadores de deficiência, mas também com alunos portadores de Condutas Típicas, como é o caso do Autismo.
No ano de 2003, alunos do Curso de Pedagogia também trabalharam conjuntamente com a Apae na realização de uma pesquisa sobre a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas do município de Araguaína.
Curso de Sistema de Informação
Preocupados com a utilização do computador como recurso pedagógico, acadêmicos do Curso de Sistema de Informação realizaram uma pesquisa na Apae de Araguaína, para levantamento das formas como o computador pode contribuir para a formação dos alunos com deficiência.
Curso de Medicina
Através de solicitação de professores do ITPAC, os acadêmicos realizam visitas à Escola Especial Raios de Luz para terem conhecimento da realidade no que se refere às limitações das pessoas com deficiência, de modo que possam refletir sobre a necessidade de adquirir conhecimentos nesta área.
No ano de 2004 acadêmicos do Curso de Medicina do ITPAC realizaram uma pesquisa sobre Síndrome de Down. Os resultados da pesquisa foram apresentados em seminário no auditório do ITPAC, tendo a abordagem sido mais direcionada para a área clínica, por ser este o interesse principal da área em questão.
Curso de Odontologia
Acadêmicos do Curso de Odontologia prestam atendimentos a alunos especiais da Apae na Clínica Odontológica do ITPAC.
Atuar junto a portadores de deficiência requer amor, boa vontade, compreensão e dedicação por parte do profissional odontólogo. O portador de deficiência raramente chega ao consultório com saúde oral satisfatória, pois qual seja a sua deficiência, não irá