20/5/2022
Compartilhe
Os estudantes do primeiro período do curso de Direito do Unitpac (Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos) participaram de uma sessão simulada na Câmara de Vereadores de Araguaína. A iniciativa da instituição faz parte de uma das atividades práticas do curso que utiliza a metodologia ativa para proporcionar aos estudantes um momento de vivência prática da rotina do poder legislativo.
“A única experiência que eu tive dentro de um plenário foi assistindo as sessões da Câmara. Hoje eu tive a oportunidade de assumir o papel de vereador e mesmo que em uma simulação, poder aprender a importância disso para a sociedade. Fiquei muito feliz do Unitpac nos dar essa oportunidade de aprender não apenas na sala de aula, mas também fazendo”, conta o estudante Fábio Nascimento.
Essa é a primeira vez que a Câmara de Vereadores de Araguaína recebe estudantes universitários para uma aula prática deste tipo. Antes de assumirem o papel de vereadores, apresentando projetos de lei e utilizando o plenário da Câmara Municipal, os estudantes puderam visitar a casa de leis, aprendendo sobre a rotina e o sistema de trabalho dos vereadores.
“Aqui eles puderam discutir projetos que eles mesmos desenvolveram, apresentando pareceres sobre propostas de outros colegas e entendendo a importância desse trabalho. Esse tipo de estudo prático é de extrema importância, pois o poder legislativo é a base de construção de toda lei e a vivência deste processo permite que os alunos tenham um melhor entendimento de todo esse processo”, explica o professor da disciplina de prática forense e coordenador do curso de Direito do Unitpac, Marcos Reis.