Notícias
Noticias

Enfermagem e o uso das praticas integrativas e complementares no cuidado ao idoso

Compartilhe

Às 9h00 do dia 28 de abril de 2023, no Lar de Idosos Cantinho do Vovô, foi realizada práticas integrativas como conversa terapia, musicoterapia, dança terapia, massagem relaxante e jogos de cartas com os idosos no Cantinho do Vovô. As ações foram realizadas pelas acadêmicas do 9º período de Enfermagem da UNITPAC sob supervisão da Professora Luciana Alves da Costa.

Confira um pouco da importância e atividades realizadas:

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) têm grandes recursos terapêuticos, as quais objetivam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase no cuidado e na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano na sociedade.

As práticas foram realizadas com o objetivo de promover uma avaliação do cuidado com olhar e atuação mais ampliadas para os idosos, agindo de forma integrada para gerar os beneficiados que são ofertados por meio das práticas integrativas e, assim, proporcionar momentos de interação, descontração, relaxamento e consequentemente de modo a melhorar o bem estar físico mental e emocional dos idosos. Algumas das práticas realizadas consistiram na musicoterapia e na dança terapia, que, juntas, ativam diversas áreas do cérebro de maneira intensa servem como via terapêutica para tratar sintomas como a demência, tão comum em idosos, a exemplo do mal de Alzheimer e de outras doenças neurodegenerativas, que são predominantes em ambientes como o abrigo cantinho do vovô.

Outra prática realizada com os idosos, consistiu na realização da hidratação da pele, visto que, na atual idade, a pele dos idosos fica naturalmente mais ressecada e, portanto, merece atenção especial, já que evita o ressecamento. Uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano são as rodas de conversas, prática que também foi utilizada. As rodas oferecem um espaço de presença lado a lado, nunca à frente nem atrás, mas em partilha e comunhão. Na atualidade, as rodas são utilizadas como ação de treinamento e desenvolvimento, para a partilha de sentimentos, histórias e observações gerais sobre a vida.

Os acadêmicos puderam compartilhar experiências com os idosos, desfrutar de uma troca de saberes, jogaram baralho com os idosos, promovendo a ativação da cognição e interação entre os participantes. Conclui-se, assim, que as práticas integrativas é de suma importância para a prevenção, promoção e reabilitação da saúde dos idosos, impedindo dessa forma o seu isolamento social. Sendo assim, é preciso encorajar o idoso a participar de voluntariados, atividades físicas, de lazer, o que contribui para o envelhecimento com qualidade de vida.


Acadêmicas: Amanda Maria Medeiros da Silva, Iêda Rodrigues Oliveira, Letícia de Morais Bastos, Maria Eduarda Sales Milhomem, Maria Katielly Vieira Alexandre.

Preceptora: Luciana A. Costa.


Nenhuma galeria disponível.