Enfermeira Kenya Velozo Borges
24/4/2019
Compartilhe
Gostaria de compartilhar com vocês colegas e futuros colegas de profissão, professores do ITPAC, minha conquista em fazer parte da l`Ordre des Infirmières et Infirmiers du Québec – OIIQ no Canadá.
Faço parte da primeira turma de Enfermagem do ITPAC 2003/2004. Trabalhei 10 anos como Enfermeira em Araguaína-TO no Hospital Regional e depois no Centro de Reabilitação (CER).
Em 2011 vi uma reportagem na TV que dizia que o Canadá estava recrutando Enfermeiros, pois o país tem mais de 50 % da população envelhecida. Então resolvi embarcar nessa aventura. Demos entrada no processo de imigração. Em 2014 imigrei com minha família para o Canadá. Começamos uma vida nova do zero aqui neste país LINDO e gelado onde as temperaturas podem chegar de - 30 (muita neve) até 30 graus (calor intenso).
Iniciamos um curso oferecido pelo governo que se chama Francisation para aprender a língua francesa. E ao mesmo tempo abri meu processo na OIIQ. Eles consideraram a grade curricular universitária do ITPAC equivalente à do Québec. Maravilha! Esse reconhecimento me deu o título de Infirmière Clinicienne. Mas para exercer a profissão tive que passar por um curso de 8 meses que eles chamam de curso de integração para o profissional Enfermeiro.
Para entrar neste curso é necessário passar por uma prova escrita em Francês. Comecei a me preparar, estudei e passei. Fiz 8 meses de curso e estágios em hospitais e graças a Deus conclui mais uma etapa. Recebi um certificado CEPI-Candidate a l`exercice de la profission Infirmier. Então, pude começar a trabalhar em um CHSLD que é como um hotel para pessoas da terceira idade, a maioria tem problemas com Alzheimer, Parkinson, Demência.... Lá eles têm toda a assistência para viver uma vida digna. Amo trabalhar com essa clientela. E ao mesmo tempo continuei minha preparação para a grande prova final que nos dá a permissão para ser oficialmente Enfermeira aqui no Canadá. Essa prova é realizada 2 vezes por ano e temos somente 3 chances. Todas as pessoas que são graduadas aqui ou fora do Canadá devem faze-la é obrigatório.
Em 17 de março de 2019 fiz a tão temida prova. Realmente é bem complexa! São 140 casos clínicos onde temos que escolher a melhor resposta de acordo com nosso julgamento clinico. Foi um dia todo de prova! Esperei 29 dias para receber a resposta e foram os dias mais longos da minha vida! Mas graças a Deus fui aprovada! E agora faço parte da OIIQ.
Muitas vezes achei que não iria conseguir viver em outro país, trabalhar e falar outra língua. Mas para Deus não existem impossíveis! Acredite, estude, corra atrás dos seus sonhos. Pois se eu consegui, vocês também conseguem!
UM GRANDE ABRAÇO! Enfermeira Kenya Velozo Borges.