JOAD - Jornada Acadêmica de Direito
28/8/2007
Compartilhe
Dr. Antônio Carlos Doorgal de Andrada lança livro na Jornada de Direito
O livro computocracia - o défict democrático da globalização, escrito pelo Dr. Antônio Carlos Doorgal de Andrada foi lançado, após palestra do autor que abordou o tema "Controle dos atos da administração pública", na noite de sexta-feira, na JOAD - Jornada Acadêmica de Direito.
O livro Computocracia - O déficit democrático da globalização aborda de maneira objetiva um tema complexo e instigante. Citando quase uma centena de especialistas, o autor foca sua análise nos problemas que a globalização provoca nas relações políticas.
Considera urgente a elaboração de uma nova teoria da democracia para acompanhar o atual estágio tecnológico da humanidade, com destaque para as ciências da informação e da computação. Constata que a sociedade emergente na pós-modernidade convive com um crescente déficit democrático decorrente das novas técnicas e do domínio econômico capitalista sobre o planeta, com a imposição de sistemas fechados e rígidos. Observa, enfim, a redução das possibilidades de escolha dos cidadãos à medida que a política cede espaço à economia e à tecnologia.
Segundo o autor, a sociedade contemporânea articula-se cada vez mais através de uma linguagem matemática, com restrição dramática dos espaços públicos e das possibilidades dialógicas, sem os quais a democracia tradicional dificilmente sobreviverá.
Para chegar a conclusões ousadas e a questionamentos sobre as relações políticas nos tempos atuais, o livro faz uma incursão nas várias faces da globalização, contextualizando o tema para que o leitor possa adentrar com maior facilidade o cerne da questão trabalhada: a apropriação da política pela economia e a tecnologia.
______________________________________________
. Opinião
"... o autor, sob a proteção de rica e atualizada abonação, nos propõe refletirmos sobre aspectos filosóficos deste admirável mundo novo (...). O convite é irrecusável. A viagem, mesmo adentrando searas tão complexas, fascina pelo confronto da tecnologia com assuntos tão caros a todos nós, como a liberdade, a democracia e a individualidade".
Marcos Vinicios Vilaça
Presidente da Academia Brasileira de letras
"O livro Computocracia - O déficit democrático da globalização explora com enfoque original o ambiente ainda indefinido e em construção da pós-modernidade, dando ênfase aos aspectos atinentes às relações políticas na vida democrática".
Patrus Ananias
Ministro de Estado
"... o autor lançou mão de ricas e importantes referências da literatura científica e fez uso do diálogo entre diferentes campos do saber que, em muito, contribuem para a supressão de lacunas do conhecimento de uma parte significativa das questões que, hoje, se colocam nos processos comunicativos influenciados pela hegemonização da economia em detrimento das relações políticas".
Magda Chamon
Doutora e Mestre em Educação
______________________________________________
. O Autor
Antonio Carlos Doorgal de Andrada tem 46 anos, é bacharel em Direito e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Professor licenciado de Direito Constitucional e Ciência Política da Universidade Presidente Antonio Carlos - UNIPAC/MG, é especialista em Direito Público - PUC-MG e em Controle da Administração Pública - CAD/Universidade Gama Filho-RJ, e mestrando em Direito e Instituições Políticas - FUMEC-MG.
Foi Vereador, Prefeito Municipal, Assessor Especial do Governador do Estado e Deputado Estadual por duas legislaturas (1999-2002/2003-2006), sendo líder da oposição no primeiro mandato e líder do