Rodas de Conversa com famílias vinculadas ao CRAS II
12/11/2020
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Acadêmicos do Curso de Direito do UNITPAC, realizam Rodas de Conversa com famílias vinculadas ao CRAS II na cidade de Araguaína/TO.
O projeto está inserido nas temáticas abordadas na disciplina de Projeto Integrador II, com a condução da Profa Priscila Araújo Fraga Castro. Neste semestre a turma foi desafiada a trabalhar com grupos vulneráveis, levantando questões sobre Direitos Humanos e Direitos Sociais.
Uma das equipes desenvolveu nos dias 4 e 6 de novembro ciclos de Roda de Conversa com a população carente do município, com o objetivo de difundir o conhecimento agregado durante a faculdade, mas de forma dinâmica e simples. Durante a execução foram adotados todos os protocolos de segurança para proteção dos acadêmicos e participantes.
A metodologia escolhida foi a Roda de Conversa, onde os participantes puderam dialogar sobre os temas propostos. Ao todo foram realizadas 4 rodas de conversa e os temas escolhidos foram Estratégias para prevenir a ansiedade em tempos de pandemia, saúde bucal e qualidade de vida, os ricos da automedicação em tempos de pandemia e Conceitos preliminares de cidadania.
Em equipe preocupou-se em propor atividades interdisciplinares, possibilitando o diálogo entre outros cursos da instituição e contou com a participação de professores e acadêmicos dos cursos de odontologia, farmácia e psicologia.
O projeto partilhar também visou ainda atender as famílias em suas necessidades básicas e fez a distribuição de algumas cestas básicas e álcool em gel, além de serem sorteados alguns kits durante as dinâmicas realizadas no evento.
A acadêmica e integrante da equipe Sarah Rebeca Barbosa relatou a experiência da seguinte forma: “No início do projeto é tudo muito incerto, sem forma, mas com o passar das fases a ideia de levar um pouco da universidade para a comunidade se torna mais concreta e tangível. E poder ver o impacto que o conhecimento traz para a vida daqueles que dele são tão carentes é gratificante, saber que de alguma forma, mesmo pequena, nós podemos ajudar de modo significativo a melhorar a vida das famílias é gratificante. Durante os dois dias de execução, entre as rodas de conversas e a doação de cesta eu pude notar que o projeto é passageiro, mas o que ele nos ensinou não. Nós aprendemos que de fato estar em um curso superior é um privilégio, e cabe a nós, muito mais aos estudantes de direito, operar mudanças. Mudanças porquê as famílias assistidas pelo CRAS, como tantas outra…”.
Já a acadêmica Larissa Araújo Sousa conta que: “O sentimento que fica é o de gratidão e de dever cumprido. Durante a realização do evento, foi possível perceber o quanto aquelas pessoas são carentes tanto de forma financeira quanto de forma emocional, necessitando de atenção e momentos como esse que foi promovido. Isso nos leva a reflexão, da simplicidade de nos disponibilizarmos para compartilhar um pouco do nosso conhecimento, e aprender com as experiências dessas pessoas. Como acadêmica, me sinto feliz por participar e colocado em prática o que venho aprendendo ao longo da faculdade e deixo aqui minha vontade de realizar mais projetos como esse”.
Projetos de extensão como esse são fundamentais durante a formação acadêmica, pois possibilitam a formação do profissional cidadão e se credencia, cada vez mais, junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes, como prática acadêmica que interliga a Universidade nas suas atividades de ensino e pesquisa.