Vestibular
13/11/2008
Compartilhe
Dicas para quem é apressado, lento ou distraído no vestibular
Segundo especialista, há formas de se concentrar.
Confira as técnicas para ganhar confiança e precisão.
André, Edson e Leandro vão ter que resolver 91 questões na Fuvest, o maior vestibular do país; as 90 da prova e mais uma de comportamento. André Herrera Patrocínio é do tipo rápido, que quer acabar logo com a prova. Ele chega a responder antes de ler a questão inteira. "Você acaba saturando, fazer exercício toda hora cansa", ele argumenta.
Já Leandro Carabet, ao contrário, precisa se vigiar para não chegar ao fim das cinco horas de prova com perguntas em branco. "Teve um texto numa prova que eu demorei dez minutos para entender, de tão complicado que era!", conta.
Heitor Yamamoto Leite, por sua vez, não consegue ficar muito tempo sentado. Chega a sair cinco vezes durante a prova e, mesmo quando está na sala, se distrai com qualquer coisa. "Acabo enrolando um pouco, saio durante a prova para tomar água, ir ao banheiro", explica.
O que fazer com a distração
O tipo distraído, como Heitor, é o que mais preocupa os professores. Por isso, nos cursinhos os alunos dispersos recebem várias dicas para conseguir se concentrar só na prova. Idéias simples como levar uma maçã para o lanche podem ajudar esses alunos. "Só com o fato de comer a maçã, você já começa a se concentrar. Existem técnicas para se concentrar e se educar", explica Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora de vestibular do curso Objetivo.
Nessas duas semanas antes da prova, o aluno mais "aéreo" pode manter os pés no chão lendo as questões em voz alta. Para os mais lentos, a dica é fazer uma prova simulada com um relógio do lado; para cada questão da Fuvest, o candidato tem em média três minutos.
O aluno rápido deve desenvolver o hábito de grifar as palavras mais importantes de cada questão. Vera Lúcia tranqüiliza os alunos: "Os alunos estudaram a vida toda, e vão ser avaliados por isso. Não vai cair uma coisa de que ele nunca ouviu falar, e sim algo com que ele está acostumado".
Link: Clique aqui.