Notícias
Medicina

Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais na Medicina: Palestras e Práticas Essenciais

Compartilhe

Durante a semana dos dias 12 e 13 de agosto, os acadêmicos do curso de Medicina participaram de uma série de palestras focadas em habilidades essenciais para a prática médica, todas organizadas pela professora Nairim de Azevedo e mediadas por Alesson Fernandes Camargo, acadêmico do 6º período de Psicologia.

Na segunda-feira, os alunos do 4º período assistiram a uma palestra sobre Trabalho em Equipe, Comunicação e Assertividade. Alesson destacou a importância das relações interpessoais para uma comunicação eficiente e a realização de tarefas em equipe, além de abordar os obstáculos à comunicação, como "ruídos", e os desafios relacionados à assertividade e ética no ambiente médico.

No dia seguinte, os alunos do 3º período participaram de uma palestra sobre A construção do rapport na prática médica. A apresentação enfocou a importância da comunicação assertiva, escuta ativa e da construção de uma relação de confiança entre médico e paciente.

E também os acadêmicos do 2º período assistiram a uma palestra sobre A aplicação da Comunicação Não Violenta (CNV) na prática médica. Alesson explicou os princípios da CNV, que visam promover a compreensão mútua, empatia e resolução pacífica de conflitos. Os conceitos discutidos incluíram a observação sem julgamento, identificação de sentimentos, reconhecimento de necessidades e formulação de pedidos claros, aplicáveis para melhorar a relação entre profissionais de saúde e pacientes e, consequentemente, a eficácia dos tratamentos, abordou temas como acolhimento, ética, empatia e a importância do autoconhecimento e habilidades interpessoais.

Nenhuma galeria disponível.