23/5/2014
Compartilhe
O Curso de Pedagogia do ITPAC tem a preocupação de formar pedagogos para atuar com ética e compromisso na construção de uma sociedade justa e igualitária. Para isso deixa o alerta: ter vocação para ensinar e formar cidadãos é fundamental para quem pretende ser pedagogo e quem se forma em Pedagogia está habilitado para atuar em espaços escolares e não escolares tendo um mercado de trabalho vasto e promissor. A maior oferta está ligada à docência, porém, outras áreas como administração escolar, orientação educacional, espaços empresariais, treinamento de recursos humanos, museus, brinquedotecas, bibliotecas, mídias educativas, pesquisa, produção de material pedagógico, ONGs, Gestão educacional, coordenação pedagógica, assessoria pedagógica, direção e vice-direção de escolas, coordenador ou assessor de planejamento pedagógico em espaços não escolares, para trabalhadores, jovens, crianças e adolescentes em situação de risco social; enfim, em todo lugar que exige um processo de formação humana para a vida o pedagogo pode trabalhar”. Nos órgãos do poder judiciário geralmente o pedagogo atua nas varas da infância e da adolescência integrando equipes psicossociais. A coordenadora pedagógica do curso (professora Reassilva Trilha Muniz juntamente com a professora de estágio Rose Mary Amoury e a colaboradora professora Marilene Soares) tem contribuído para inovar as vivências e residências pedagógicas, buscando preparar da melhor forma possível esse pedagogo.
05 de maio Residência Pedagógica na Casa de Acolhimento Ana Tenório
A Casa de Abrigo Ana Tenório foi fundada em maio de 1988 para abrigar crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A casa oferece atividades sócio educativas para promover o desenvolvimento e aprendizado dos abrigados. O trabalho tem como foco garantir à criança o direito à convivência familiar e comunitária, oferecendo condições para que as crianças retornem o quanto antes à família biológica. Por mais que o trabalho configure a percepção do aconchego as crianças e adolescentes na sua maioria não desenvolvem o sentimento de pertencimento à casa.
Os acadêmicos desenvolveram atividades recreativas com jogos, exibição de filmes, brincadeiras, máquina de algodão doce, mesa de doces, salgados, bolo confeitado cantando parabéns aos aniversariantes e muita conversa, carinho e aconchego aos abrigados que é o que eles precisam. Foi sem dúvida uma experiência muito rica. (fotos)
12 de maio – Viagem de Estudos a cidade de Tocantinópolis
Os acadêmicos do 8º período do Curso de Pedagogia estiveram na cidade de Tocantinópolis para realizar Residência Pedagógica na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro. Instituição de ensino que se destaca na região pela qualidade dos serviços educacionais. Foi a primeira a ofertar educação em tempo integral onde as crianças permanecem na escola por um período de mais de 10 horas, sendo ofertado saberes comunitários e curriculares numa mandala de saberes distribuído num horário com 19 disciplinas e os professores atendem na oferta da pluridocência. Parece cansativo?
As disciplinas se entrelaçam do português ao jiu jitsu; da matemática a dança, música entre outras, tendo como foco a formação de um cidadão ético e solidário. As acadêmicas participaram de toda a rotina da escola e tiveram três de horas de docência e participação articulada no Conselho de Classe. A experiência foi muito rica,