29/10/2015
Compartilhe
Os alunos do 2º, 4º, 5º e 6º períodos do Curso de Direito do ITPAC apresentaram nesta última terça-feira, 27, três sessões simuladas do Tribunal do Júri. Na oportunidade, os acadêmicos estudaram e abordaram um caso real ocorrido no Estado e realizaram, com muito brilhantismo, a sessão do Tribunal Popular.
A atividade contou com a orientação dos professores Marcos Reis, de Direito Penal e Marcos Paulo, do Núcleo de Prática Jurídica, do ITPAC e o auxílio da Preceptora de Estágio Priscila Fraga, também do NPJ. As sessões aconteceram pela manhã, com início às 9h, a tarde, com início às 15h e a noite, com início às 20h.
Na sessão da manhã, os acadêmicos do 5º e 6º períodos matutino e noturno, dividiram-se nas tarefas de Defesa, Acusação e organização geral, como Oficiais de Justiça, Agentes Penitenciários, Testemunhas de Defesa e Acusação, Vítima e Réu. Os jurados foram os alunos do 2º período noturno.
Para o professor Marcos Reis, a atividade encerra um ciclo iniciado com o objetivo de proporcionar ao acadêmico um contato mais próximo da realidade. “É o instante em que o aluno vivencia o Direito, e em particular o Direito Penal. O sucesso do evento deve-se à consolidação de forças e o empenho de todos”. O professor Marcos Paulo completa: “é nossa expectativa e desejo que estas atividades sejam contínuas para proporcionar aos demais alunos a mesma experiência”.
Presidiu as sessões do Tribunal do Juri simulado pela manhã e noite, o professor Marcos Reis. A sessão do período da tarde foi presidida pela preceptora de estágio Priscila Fraga.
Nas três sessões, o empenho de todos os alunos envolvidos permitiu a realização de uma atividade dinâmica e que impressionou a todos os presentes. Estudantes de outras instituições e visitantes em geral lotaram o mini auditório do ITPAC.