Notícias
Cursos

Curso de Capacitação em Preparação de Corpos para Estudos Anatômicos é Realizado na UFNT

Compartilhe

No último sábado, dia 1º de abril, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) sediou um curso de capacitação sobre "preparação de corpos para estudos anatômicos" com foco na técnica de fixação. Antes do curso, os participantes visitaram o laboratório de Anatomia da UFNT para aprender sobre o correto armazenamento das peças anatômicas, acompanhado de um café da manhã.

A fixação de corpos para estudos anatômicos é uma prática essencial para preservar os órgãos e tecidos humanos após o falecimento, sendo especialmente relevante nas áreas de medicina e anatomia. A técnica mais comum envolve o uso de formalina, uma solução de formaldeído em água, que preserva os tecidos e impede a decomposição, possibilitando estudos de longa duração.

Durante o curso, enfatizou-se a importância da injeção arterial da formalina, garantindo que a solução alcance todos os órgãos e tecidos do corpo. Após a fixação, os corpos são imersos em um tanque de formol por um período mínimo de 90 dias, seguido geralmente pela dissecação, permitindo um estudo detalhado das estruturas internas. Essas peças podem ser utilizadas para fins educacionais, de pesquisa e auxílio no diagnóstico de doenças.

A capacitação na UFNT contou com a participação de docentes da UNITINS, localizada em Augustinópolis, no estado do Tocantins. O trabalho começou às 7h da manhã e foi concluído às 16h, após a entrega do corpo utilizado para a demonstração. O translado foi realizado pela equipe do Instituto Médico Legal (IML), parceira das ligas acadêmicas LAIS, LML e LAEF.

Nenhuma galeria disponível.