Compartilhando experiências e estratégias para garantir a inclusão de alunos com deficiência, transtornos do espectro autista, dislexia e outras necessidades especiais nas salas de aula das escolas públicas estaduais
4/4/2023
Compartilhe
Na data de 31/03/2023 professores de escolas públicas estaduais que participam do Projeto Educação Empreendedora do SEBRAE, foram contemplados com uma capacitação sobre educação inclusiva, um tema fundamental para garantir que todos os alunos, independentemente de suas características, tenham acesso à educação de qualidade.
A capacitação, foi realizada através de uma parceria entre o programa de educação empreendedora do SEBRAE e UNITPAC através do PEQUITEC- Parque de empreendedorismo, qualificação e inovação onde a convidada especial a consultora Josélia Sampaio que é pedagoga, pós graduada em psicopedagogia, formadora, consultora pedagógica e palestrante nos deu o privilégio de compartilhar ensinamentos sobre o tema Formação inclusiva: Trajetória e aplicabilidade no ambiente escolar, o evento reuniu mais de 120 professores de diferentes disciplinas e níveis de ensino das escolas selecionadas. Durante a capacitação, os participantes puderam aprender sobre as melhores práticas e estratégias para incluir alunos com deficiência, transtornos do espectro autista, dislexia e outras necessidades especiais em suas salas de aula.
Entre os temas abordados na capacitação estavam a adaptação do currículo, a utilização de recursos didáticos inclusivos, a criação de ambientes acessíveis e a comunicação com as famílias e outros profissionais de saúde e educação. Os professores também tiveram a oportunidade de trocar experiências e compartilhar desafios e soluções encontrados em suas próprias escolas.
Para a professora Maria Marilene Fortaleza: “A formação sobre a educação inclusiva é muito importante devido às grandes demandas que estão ocorrendo na escola que atuo, e é entendendo mais dessa temática que nós escola, seremos capazes de integrar todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Aprendi muitas coisas novas e pude ver como outras escolas estão enfrentando os desafios da inclusão. Participar do projeto educação empreendedora tem aberto portas do ecossistema de educação, e ter o UNITPAC como parceiro é algo muito sonhado e esperado, pois temos muitas demandas e esta instituição como referência em educação de qualidade é capaz de nos ajudar nesses desafios."
A educação inclusiva é um tema cada vez mais relevante na sociedade brasileira, que ainda tem muito a avançar na garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Oficinas como essa são essenciais para formar professores mais capacitados e sensíveis às necessidades dos alunos, e para promover uma educação mais inclusiva e igualitária para todos.