Atenção com sua saúde
23/8/2010
Compartilhe
Calor da época mais quente do ano, baixa umidade do ar, fumaça e detrito das queimadas, o período agora é drástico e requer paciência, atenção e cuidados especiais com a saúde.
Atenção acadêmico:
O conforto é muito prejudicado também, nos horários de mais intenso calor até a performance dos aparelhos de ar condicionado são prejudicadas, gerando muitas vezes irritações e baixa produtividade nos ambientes escolares e de trabalho. Por isso é necessário ter consciência dessa questão climática, tomar cuidados com a saúde e manter a calma.
Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos de pessoas. A população deve ingerir bastante água, além de sucos naturais feitos de maneira adequada e água de coco.
Também é importante manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos. Dormir em local arejado e umedecido ajuda a minimizar os efeitos do tempo seco. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e até umidificadores.
A população deve evitar banhos com água muito quente, que provocam o ressecamento da pele, e usar sempre que possível um creme hidratante.
Dicas parar esportistas:
- Use roupas de cores claras e adequadas a atividade, tempo e local.
- Use boné, óculos e protetor solar.
- Prefira horários em que o sol está mais fraco.
- Se fizer esporte em local muito quente, diminua a intensidade em pelo menos 20% do habitual.
- Se a umidade relativa do ar superar os 60%, as temperaturas consideradas perigosas começam nos 29 graus C, já que os dias de muito calor combinados com a alta umidade são os menos indicados para exercícios muito intensos.
- As cãibras musculares podem indicar um aviso de perigo de choque térmico.
Muitas pessoas perguntam qual a quantidade de água ou isotônico a ser tomada durante o exercício. Há uma regra geral de tomar 200 ml 1 hora antes dos exercícios, de 80 a 120 ml a cada 15 minutos de exercício e até 1 litro depois dos exercícios, em pequenos goles. Assim, vale dizer também que quando você estiver treinando e sentir sede ou a boca seca, é sinal de que o seu corpo necessita de água e já está recorrendo as glândulas salivares.
Escute o seu corpo. Faça exercícios, mas de maneira segura.