Notícias
Saúde

Cadastro de Medula Óssea no Tocantins

Compartilhe

Cadastro de Medula Óssea no Tocantins

        Em um ano de implantação 4.414 pessoas já se cadastraram no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, o Redome, na Hemorrede do Tocantins. Porém esse número precisa ser melhorado.
        Para tanto, a equipe de Captação do Hemocentro tem buscado parceiros para que incentivem mais pessoas a se cadastrarem.
        Em Araguaína essa é a segunda campanha de cadastramento de doadores de medula, a primeira aconteceu em junho e realizou quase 300 cadastros em três dias.

 Passo a passo do Cadastro

        São colhidos somente 5ml de sangue para esse cadastro, por isso ele é feito em menos de 20 minutos. Depois, o candidato à doação é liberado e o sangue será encaminhado para um laboratório especializado em Goiânia para a realização de um exame chamado histocompatibilidade ou HLA. É através dele que serão conhecidas as características genéticas do candidato a doação de medula.
       O resultado do HLA e os dados dessa pessoa serão incluídos no Redome. Essas informações são cruzadas diariamente com os dados de pacientes que esperam por uma doação de medula e estão cadastrados no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea, o Rereme. Os interessados em fazer o seu cadastro podem procurar o Hemocentro Regional de Araguaína. O processo é simples: ao chegar no local da doação, a pessoa preenche uma ficha com seus dados pessoais, logo após é encaminhada para a sala onde o sangue é coletado. As empresas, escolas e universidades podem ajudar a aumentar o número de cadastrados e assim elevar as chances de quem espera por um transplante para voltar a viver com saúde, basta entrar em contato com o Hemocentro de Palmas, pelo telefone 3218-3287 que a nossa equipe vai até lá, realiza palestras e leva a unidade móvel para o local.

Transplante de medula Óssea

        De acordo com o INCA, em 2007 foram realizados 135 transplantes não aparentados no Brasil, isto é, transplante em que o doador da medula não possui nenhum grau de parentesco com o receptor. Por isso, quanto maior o número de pessoas cadastradas, maiores as chances para quem espera, já que 70% dos pacientes não encontram doadores compatíveis na família. O transplante é indicado para pacientes que possuem doenças que afetam as células do sangue e é a única alternativa real de cura nos casos de mieloma múltiplo, linfomas, doenças genéticas, imunodeficiências congênitas e outras 70 doenças.
        A medula recompõe-se em 15 dias e não há nenhum dano a saúde do doador.

DADOS

       
Nos últimos dois anos o REDOME, atingiu resultados bastante positivos, o número de pessoas cadastradas subiu de 80 mil, em 2004, para quase 690 mil até agora. A região Sudeste é a que possui o maior número de pessoas cadastradas, 59% do total. Em segundo está região Sul com 39%. Já as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste juntas possuem apenas 2%.

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA SE CADASTRAR COMO DOADOR VOLUNTÁRIO DE MEDULA ÓSSEA:

   
- Ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde;
    - Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial;
    - Procurar o Hemocentro de Palmas e cadastrar-se.

Fique Sabendo!

    *Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será chamado;
    *Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade;
    *Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação;
    *Seu atual estado de saúde será então avaliado para confirmar a doação.

Nenhuma galeria disponível.