Os 350 kg de mandioca produzidos pelos estudantes de agronomia da instituição foram entregues aos responsáveis pela Casa de Davi e Casa do Idoso
25/8/2021
Compartilhe
Após a colheita de 350 kg de mandioca plantados dentro da faculdade, a equipe de técnicos e professores do curso de Agronomia do Unitpac se mobilizou para fazer a entrega do alimento às instituições de acolhimento, Casa de Davi e Casa do Idoso. As mandiocas foram cultivadas no campo de agronomia como parte das aulas práticas de Fitotecnia, que estudam o cultivo da mandioca, café, algodão e feijão.
De acordo com o coordenador do curso de Agronomia do Unitpac, Filipe Bittencourt, as mandiocas foram plantadas ainda em 2019 após a doação das mudas pelo Ruraltins (Instituto do Desenvolvimento Rural do Estado Tocantins).
“Essa espécie foi desenvolvida pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na Bahia, mas são amplamente cultivadas no Tocantins. Durante o cultivo nós ensinamos os alunos todo o processo de produção, desde o plantio até a colheita. Com esse belo resultado após dois anos, tivemos a oportunidade de também ajudar duas instituições de ampara aqui de Araguaína, dando um retorno positivo também para a comunidade”, contou o coordenador do curso de Agronomia, Filipe Bittencourt.
Responsabilidade social
As duas instituições sem fins lucrativos escolhidas pelo Unitpac para receber a doação do alimento, estão localizadas em Araguaína e trabalham com o acolhimento de pessoas em situação vulnerável.
O projeto Casa de Davi atende quase 150 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que têm entre 6 e 17 anos. A instituição atua há oito anos na sede que fica no Setor Palmas e em um polo avançado no Setor Maracanã. Já a Casa do Idoso atualmente acolhe 30 idosos e tem as doações como uma das principais fontes de renda para manter o funcionamento da instituição, além de contar com trabalhos voluntários realizados no local.
Conhecimento na prática
Durante as aulas do curso de Agronomia, além de se familiarizarem com a rotina e as práticas do trabalho no campo, os estudantes do Unitpac também conseguem observar os conceitos científicos, aprendendo sobre a origem e descrição botânica, além dos aspectos econômicos e estatísticos, com a situação da cultura no Brasil e no Estado.
O curso de Agronomia tem duração de 5 anos e abrange uma infinidade de segmentos para a atuação do profissional no mercado de trabalho, incluindo a elaboração de projetos agroindustriais, perícias e gerenciamento de produção agropecuária.
RELEASE 0001
Felipe Maranhão
Fotos: Gabriela Pessoa/ Marketing Unitpac