Notícias
Biblioteca

Aula inaugural de Residência Médica

Compartilhe

 

Araguaína agora conta com Residência Médica em Clínica Médica e Clínica Cirúrgica. A aula inaugural foi realizada no dia 03, às 8h, no Hospital Regional de Araguaína.

O edital foi lançado em março, os estudantes foram selecionados e agora chega a hora da primeira aula. Tudo segue a risca as Normas e Resoluções emanadas da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC).

É um importante processo para Araguaína, pois além de fortalecer a formação médica na cidade, agora existe a possibilidade de que estudantes classificados possam cursar sua residência no Hospital Regional, não precisando mais deslocar-se para outras regiões.

 

O processo envolve as seguintes entidades:

·         INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – ITPAC

·         SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO TOCANTINS

·         SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARAGUAÍNA

·         COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DE ARAGUAÍNA – COREME COMISSÃO DE SELEÇÃO DA COREME – ARAGUAÍNA

A Residência Médica é um curso de Pós-graduação lato sensu, regulamentado pelo Decreto nº 80.281, de 05/09/77 e pela Lei nº 6932 de 07/07/1981, e demais Resoluções emanadas da CNRM/MEC. 2.2 Os programas de treinamento em serviço são cumpridos em regime de tempo integral e plantões, totalizando 60 horas semanais e perfazendo um total de 2.880 horas anuais. A coordenação acadêmica técnica pedagógica cabe ao Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC e a gestão administrativa dos serviços de saúde que albergam os referecidos programas da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins e a Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína. 2.3 Todos os programas terão início em 01 de abril de 2013. 2.4 Os candidatos que ingressarem na Residência Médica farão jus a uma bolsa de acordo com o estabelecido pela CNRM (Lei Federal 11.381 de 01 de dezembro de 2006). 2.5 Os programas são realizados prioritariamente nas unidades de saúde do Estado do Tocantins e do Município de Araguaína. 2.6 Os candidatos selecionados e matriculados serão avaliados regularmente pelos preceptores dos respectivos programas, de acordo com o desempenho técnico-profissional e a integração das atividades currículares. Somente receberão o Certificado de Conclusão, os residentes que satisfizerem as condições prevista no regimento Interno da Residência Médica da COREME de Araguaína. 2.7 Os candidatos selecionados e devidamente matriculados deverão obrigatoriamente participar da solenidade de abertura, conforme calendário de atividades.

Nenhuma galeria disponível.