6/3/2015
Compartilhe
A aula inaugural da terceira turma do Programa de Residência Médica da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a FAHESA/ITPAC teve início oficialmente na última quinta-feira 05/03/2015, as 08h no auditório do Hospital Regional de Araguaína e contou com a presença dos coordenadores de cada especialidade, preceptores do programa e representantes das instituições parceiras. Os 10 novos residentes farão parte de 03 especialidades, sendo elas; Cirurgia Geral, Clínica Médica e Anestesiologia.
É um importante processo para Araguaína, pois além de fortalecer a formação médica na cidade, amplia-se a possibilidade de que estudantes classificados possam cursar sua residência no Hospital Regional, não precisando mais deslocar-se para outras regiões. O processo segue a risca as Normas e Resoluções emanadas da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC).
A residência Médica envolve as seguintes entidades:
· INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – ITPAC
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO TOCANTINS
HOSPITAL E MATERNIDADE DOM ORIONE
HOSPITAL REGIONAL DE ARAGUAÍNA
COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DE ARAGUAÍNA - COMISSÃO DE SELEÇÃO DA COREME - ARAGUAÍNA
A Residência Médica é um curso de Pós-graduação lato sensu, regulamentado pelo Decreto nº 80.281, de 05/09/77 e pela Lei nº 6932 de 07/07/1981, e demais Resoluções emanadas da CNRM/MEC. Os programas de treinamento em serviço são cumpridos em regime de tempo integral e plantões, totalizando 60 horas semanais e perfazendo um total de 2.880 horas anuais.