16/6/2017
Compartilhe
A disciplina de Fundamentos e Métodos de Alfabetização ministrada pela professora Rose Mary Vieira dos Santos Amoury tem investido bastante no estudo sobre Alfabetização e Letramento. Concepções sobre alfabetização, os diferentes métodos sobre alfabetização do tradicional ao construtivismo, as diferentes abordagens, sobretudo a socioconstrutivista de Emilia Ferreiro, os níveis de alfabetização, as teorias que entendem a aprendizagem sob diferentes óticas (Ambientalista, Inatistas e sócio-interacionista) enfim, busca compreender que o processo de alfabetização e letramento não se inicia na escola e nem tem a complexidade imposta por algumas teorias.
Na aula do dia 06 de junho, numa aula prática os acadêmicos apresentaram material didático de fácil aquisição e confecção que auxilia no processo de alfabetização, entendendo a importância de se utilizar um material que se adéqüe ao nível de alfabetização que a criança está. Quando isso ocorre o processo de alfabetização se dá de forma tranqüila, harmônica e prazerosa.
Os materiais apresentados foram destinados ao Laboratório de Pedagogia para uso no estágio da disciplina de Projetos Especiais II. Todos vem acompanhado da orientação para utilização. O destaque está no processo lúdico que estes materiais despertam nas crianças, atendendo a premissa da importância do ambiente alfabetizador.