Explorando projetos de impacto: O papel da Universidade na promoção da inclusão e da mudança social
22/4/2024
Compartilhe
No dia 10 de abril, foi realizada uma visita técnica no estabelecimento Geração de Renda em Araguaína com os alunos do curso de Psicologia da matéria de Estágio Supervisionado Básico VI com a supervisora Jordana Carmo de Sousa. A visita técnica busca apresentar o aluno ao ambiente em que irá fazer o estágio. Nesse dia, os acadêmicos conheceram o projeto Incubadora Social e sua metodologia de funcionamento, e também como ele tem contribuído para a sociedade de Araguaína. A Geração de Renda e a Incubadora Social são ações diferentes, mas que ocorrem no mesmo ambiente.
Respectivamente, o acesso a esse programa é através do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, CADÚNICO em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), que busca auxiliar pessoas que estejam em vulnerabilidade financeira e social e com isso esses indivíduos têm acesso a uma porta de entrada para participar da Incubadora Social. Ambos os programas podem ser acessados por homens e mulheres, mas, atualmente, é composto apenas por mulheres em diversas situações de vulnerabilidade.
Já a Incubadora Social promove ações de atendimento social realizadas no âmbito da equipe multidisciplinar composta por assistente social e psicóloga, com a colaboração da Rede de Atenção Psicossocial e da política de Assistência Social, visando contribuir para a garantia de direitos e a prevenção de vulnerabilidades sociais. Nesse programa, são ofertados serviços como rodas de conversas e escuta qualificada com todas as mulheres. O combate à desigualdade social começa quando desmistificamos a vulnerabilidade social, o sofrimento psicossocial e oferecemos oportunidade de mudança.