ONG de alcance internacional
26/6/2017
Compartilhe
Dados os objetivos e alcance da organização, 55 acadêmicos de Medicina com o apoio da então coordenadora do curso, Rosângela do S. P. Ribeiro, e aceite da diretoria acadêmica, resolveram iniciar o processo de filiação à IFMSA Brazil no ano de 2016. A IFMSA Brasil representa o país na IFMSA (International Federation of Medical Students Association) desde 1991 e desenvolve cerca de 800 intercâmbios clínicos, cirúrgicos e de pesquisas anualmente, além de projetos e discussões em Educação Médica, Saúde Pública, Saúde Reprodutiva e AIDS, e Direitos Humanos.
De Comitê Aspirante ITPAC-Araguaína alcançou no mês de maio o status de Comitê Não-Pleno da IFMSA Brazil na 51ª Assembleia Geral da IFMSA Brazil, realizada na cidade de Belém-PA em abril e maio desse ano. A ascensão a contou com a ajuda do coordenador do curso, Remy Faria Alves, e com o apoio do NETI/CIRC – Núcleo de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação/Centro de Internacionalização e Redes de Cooperação (CIRC) do ITPAC nas pessoas da professora Cristina Zanettini Ribeiro, André Mesquita Rincon, Romualdo Fonseca e Rafaela Kallil. O próximo passo é a conquista da plenitude do comitê local, que se dará ano que vem, momento em que os estudantes do curso poderão usufruir dos intercâmbios científicos promovidos pela instituição.
Maior meta da IFMSA Brasil é ampliar o horizonte e o conhecimento dos estudantes de medicina através da promoção de intercâmbios culturais, sociais e científicos, além de incentivar campanhas e projetos sociais que fornecem instrumentos de melhora da qualidade de vida, prevenção e integração dos acadêmicos entre si e destes com a comunidade.
Próximos passos:
Agora, o Comitê Local da IFMSA Brazil na UNIBras convoca todos os estudantes de medicina a se fazerem atentos ao processo seletivo para filiação à ONG, nas redes sociais da organização, convidando-os desde já às reuniões que se sucederão essa semana e na próxima, oportunidade na qual serão repassadas todas as informações pertinentes ao processo.
Conheça mais sobre a IFMSA:
A IFMSA foi uma das numerosas organizações estudantis estabelecidas logo após o final da Segunda Guerra Mundial. O primeiro encontro, no qual ocorreu a fundação da organização, foi em Copenhagem, Dinamarca, em Maio de 1951. Os primeiros membros foram: Inglaterra, Áustria, Alemanha, Finlândia, Noruega, Suíça, Suécia, Holanda e Dinamarca. Começando como uma organização exclusivamente europeia, a IFMSA foi se espalhando pelo mundo, até que em 2009 obteve a participação de 97 National Members Organizations em 110 países, nos 6 continentes, representando internacionalmente mais de 1.2 milhões estudantes de medicinal.
Em 1958, a IFMSA começou a sua mais longa parceira. A WMA (Associação Médica Mundial) tem apoiado o trabalho da IFMSA com publicações e doações.
Em 1969, a IFMSA foi reconhecida como o Fórum Internacional para estudantes de medicina pela Organização Mundial da Saúde (OMS ou WHO), e desde então estabeleceu uma relação oficial com ela, participando de suas sessões executivas e assembléias sobre a saúde mundial como a voz de todos os estudantes de medicina. Além da parte comunicativa, a colaboração da IFMSA foca em obter apoio para seus projetos e iniciativas como também ajudar nos programas da OMS.
Desde 1971, a IFMSA também tem ajudado a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com simpósios sobre poluição, excesso de população e prevenção de Guerra Nuclear.
A IFMSA (International Federation of Medical Students' Associations) é uma organização não governamental, suprapartidária, independente e sem fins lucrativos. Todo o seu trabalho é voluntário, sendo oficialmente reconhecida como uma ONG (Organização Não Governamental), e realizado exclusivamente por estudantes de medicina espalhados pelo mundo.