Acadêmica de Enfermagem participa de Congresso
23/11/2006
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A acadêmica Marceli Diana Helfenstein Albeirice da Rocha, do 7º período de Enfermagem do ITPAC, teve uma brilhante participação no 9° Congresso do Conselho de Enfermagem (9° CBCENF), realizado em Porto Seguro, no estado da Bahia, entre os dias 24 e 29 de setembro deste ano.
Apresentando dois trabalhos, Novas formas de trabalhar o conhecimento em enfermagem: desafios e potencialidades e Elementos que ampliam a Vulnerabilidade à vivência da Leishmaniose visceral, a acadêmica agrega valor a sua formação profissional, ganha credibilidade no contexto da pesquisa e reforça a imagem de suas potencialidades e da qualidade de sua Instituição de Ensino Superior.
Os trabalhos foram orientados pela enfermeira Tatiane Comin Cadoso.
O ITPAC parabeniza esta jovem pesquisadora e orgulha-se de poder contar com estudantes que fazem a diferença na academia e no mercado de trabalho.
"Participar de um Congresso desse porte permite a expansão de conhecimentos, e, mais do que isso, permite a troca de informações, as quais são adquiridas ao longo do tempo com as experiências de vida.
É importante que passemos a refletir sobre os "saberes em saúde" na medida em que passamos a compreender a integralidade da assistência como sendo o eixo norteador de toda e qualquer transformação e inovação em saúde.
A minha participação nesse no Congresso dos Conselhos de Enfermagem, inclusive com a apresentação de trabalhos acadêmicos, contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional", Marceli Diana Helfenstein Albeirice da Rocha.
Leia abaixo o resumos dos trabalhos:
Novas formas de trabalhar o conhecimento em enfermagem: desafios e potencialidades
Rocha, Marceli Diana Helfenstein Alberice1
Cardoso, Tatianne Comin 2
Guimarães, Marilene Bastos 3
O presente relato é fruto da implementação de novas formas de trabalhar o conhecimento na formação superior em Enfermagem, através da associação da Aprendizagem Baseada em Problemas e da Problematização nas disciplinas de Didática e Educação para a Saúde, e Educação em Saúde em uma faculdade do norte do Tocantins. O estudo embasou-se no tipo pesquisa descritiva, com método qualitativo, por meio de estudo de caso. A amostra foi composta por seis sujeitos, e os dados foram coletados sistematicamente em instrumentos abertos e fechados, e posteriormente submetidos a análise e categorização. Para o insight entre outros, foram elaboradas, sob orientação, situações problemas pelos acadêmicos das disciplinas, representando parte do material educativo utilizado em um dos eixos das respectivas disciplinas. Estas abordaram, com focos diferenciados, contextos locais de saúde, relacionados às áreas das competências político-gerencial. Posteriormente as situações problemas foram exploradas, formulado as hipóteses, gerado as questões de aprendizagem, e a busca das informações necessárias, teorização e construção de novos significados. Emergiram cinco categorias onde podemos identificar algumas lacunas do ensino tradicional, como: problemas de comunicação, convivência, e dificuldade de trabalhar em grupo demonstrando o individualismo do ensino tradicional. No processo de avaliação percebeu-se a necessidade de recompensas do método tradicional através da necessidade de valorização dos pontos e do elogio pelo esforço individual. A associação das respectivas metodologias proporciona a construção do conhecimento numa forma crítica, resgate do processo cognitivo de construção dos conceitos e apropriação dos mecanismos básicos da ciência. Entretanto, precisamos estimular a transição da consciência ingênua para uma gestão crítica-reflexiva,