às 14:44:00

Alunos de enfermagem do Unitpac realizam ação social em Araguaína

Os estudantes do 3° período de enfermagem do Unitpac (Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos), participaram de uma serie de visitas técnicas por bairros de Araguaína. As aulas práticas tem o objetivo de proporcionar ao estudante uma visão mais próxima do trabalho de  atenção primária em saúde, tornando mais capacitados para realizarem visitas domiciliares, palestras educativas, avaliação de IMC (Índice de Massa Corporal), verificação de  sinais vitais e testes de glicemia que serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente.

A visita aconteceu no mês de março com acompanhamento do professor Josiel Torquato, nos setores morada do sol III e Ana Maria, com moradores de ambos os setores que foram visitados pelos alunos e convidados para uma palestra educativa .

Atenção Primária 

A APS (Atenção Primária à Saúde) É o primeiro nível de atenção em saúde caracterizada por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos. 


Fonte: