às 17:15:00

Evento gratuito tira dúvidas da população sobre declaração de Imposto de Renda

Projeto de extensão do UNITPAC envolve alunos e professores para levar conhecimento à comunidade, orientando sobre as exigências da Receita Federal

Com o início do período estabelecido pela Receita Federal para que o contribuinte faça a sua declaração anual do imposto de renda, começam a surgir muitas dúvidas na hora de preencher as informações, ou mesmo o que não fazer de errado para não acabar sendo pêgo pelo leão. Para tirar as dúvidas da população o UNITPAC (Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos) preparou uma programação inteira voltada para o tema, com plantão de atendimento e tira-dúvidas aberto à comunidade.

O evento começa nesta segunda-feira, 14, a partir das 19h, com uma roda de conversa que terá a participação da contadora Thais Rodrigues, presidente da ASCA (Associação dos Contadores de Araguaína) e do contador Diego Elbert, vice-presidente de desenvolvimento profissional do CRC (Conselho Regional de Contabilidade) no Miniauditório do UNITPAC.

Atendendo a comunidade

O prazo para o envio da Declaração de Imposto de Renda termina no mês de abril e quem perder esse prazo deverá pagar uma multa que pode chegar a 20% do valor do imposto devido. Para ajudar o contribuinte, tirando dúvidas e orientando sobre como proceder para se regularizar, o projeto do PEQUITEC (Parque de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação) em parceria com o curso de Ciências Contábeis da Instituição, disponibilizará atendimento gratuito realizado por estudantes de graduação, com o auxílio dos professores da instituição.

Os plantões de atendimento começam nesta terça-feira, 15 de março e seguem até o final do mês, no dia 30, com atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 19h às 20h, no PEQUITEC.

Quem precisa declarar?

A declaração do Importo de Rende para pessoa física em 2022 é obrigatório a todos os brasileiros que tiveram rendimentos anuais em 2021, superiores a R$ 28.559,70, incluindo o salário, aposentadoria e rendimentos por pensão. Para esclarecer mais sobre essas cobranças, o projeto de extensão do UNITPAC irá finalizar a programação com a palestra do chefe da Agência da Receita Federal em Araguaína, Marco Antônio de Oliveira que terá como tema “O que a Receita Federal quer saber sobre sua renda e patrimônio.

A palestra gratuita será no dia 31 de março, às 19h, no Miniauditório do UNITPAC.


Fonte: