às 13:16:00

Estudantes de odontologia do UNITPAC desenvolvem projeto para a inclusão de pessoas com deficiência

Iniciativa pretende distribuir cartilhas educativas em braile durante o atendimento, explicando a importância e os cuidados necessários com a saúde bucal

Quatro alunas do segundo ano do curso de Odontologia do UNITPAC (Centro Universitário Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos) desenvolveram um projeto que pretende melhorar o trabalho de inclusão de pessoas com deficiência durante o atendimento odontológico. As alunas Samilly Queiroz, Bárbara Manzano, Camille Nascimento e Camilla Barros criaram cartilhas educativas em braile que deverão ser entregues aos pacientes com deficiência visual durante os atendimentos da clínica escola do UNITPAC em Araguaína.

A iniciativa surgiu durante uma das disciplinas da faculdade que propõe aos estudantes o desenvolvimento de projetos integradores que possam utilizar o conhecimento dos alunos para o benefício da comunidade.

“Nosso desafio era trazer uma proposta que pudesse melhorar o atendimento para pessoas com deficiência visual. As cartilhas ajudam o paciente a entender melhor o ambiente da clínica odontológica e como os procedimentos são feitos, deixando a pessoa mais segura e a vontade”, explica a estudante de odontologia do UNITPAC, Bárbara Manzano.

Inclusão

O braile é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Por meio de pequenos furinhos em uma superfície, como o papel, é possível que a pessoa faça a leitura ao passar os dedos por cima dos símbolos. Nas cartilhas produzidas pelas estudantes, é possível encontrar desde orientações sobre os cuidados necessários após uma cirurgia bucal, até um manual de higiene para manter a saúde da boca, com escovação adequada entre outras práticas.

Clínica escola

A Clínica Escola de Odontológica do UNITPAC é a maior da região e atende desde crianças a idosos, oferecendo tratamento odontológico gratuito para a comunidade. O atendimento é realizado pelos acadêmicos e supervisionado por profissionais da instituição, com o objetivo de desenvolver o conhecimento teórico e prático dos alunos do curso de odontologia.


Fonte: