às 08:37:00

ENADE 2021

Tudo sobre

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é um exame que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

É composto por uma avaliação escrita com questões objetivas e discursivas e por uma Avaliação institucional, juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

Assim, os resultados do Enade aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição do aluno do ano/ciclo ENADE é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de graduação. E vale ressaltar que a situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

O aluno que tiver o melhor desempenho por curso, ganhará uma ALEXA!

  • Alunos que comparecerem ao Enade 2021 e entregarem o Caderno de Provas do Exame devidamente identificado e assinado. Obrigatória a entrega no ato da saída do Exame a um docente da instituição;
  • Alunos que obtiverem o melhor desempenho por curso da sua instituição nas questões objetivas, segundo o gabarito oficial divulgado pelo INEP (verificado no Caderno de Provas original do dia do Exame).
  • Será considerado 1 (um) acerto para cada esboço de resposta que estiver preenchido no espaço destinado ao rascunho de questões dissertativas.
  • Não ter sido excluído por descumprimento de nenhum item do Edital Nº 36 de 12 de julho de 2021.
  • Obrigatório que a marcação tenha sido feita de caneta esferográfica.
  • Serão consideradas apenas as questões que possuírem marcação ou indicação de opção de resposta clara, desconsiderando-se aquelas com duas ou mais opções assinaladas, em branco ou que suscitem dúvidas, não podendo haver nenhuma modificação ou marcação em seu caderno de provas após a entrega.
  • Obrigatório ter participado de, pelo menos, uma reunião a respeito do Enade com o Coordenador de Curso.
  • Obrigatório ter realizado, pelo menos, um teste de diagnóstico aplicado pela coordenação de curso.

*Para ver o edital completo consulte seu Coordenador do seu Curso.


Fonte: