às 11:00:00

Enfermagem UNITPAC orienta comunidade sobre a doença mão-pé-boca

Saúde e Educação

No dia 03 de Dezembro de 2021, na UBS JK (JUSCELINO KUBITSCHEK) no período matutino,as acadêmicas do curso de Enfermagem do 7º período, sob a supervisão da professora Luciana Alves Costa, realizaram uma palestra educativa com o tema em pauta:  Doença mão-pé- boca ou Síndrome, mão-pé-boca.  

A palestra educativa, teve como metodologia apresentação de cartazes ilustrativos, enfatizando a doença em si, com imagens e textos. Assim, as acadêmicas tiveram a oportunidade de disseminar os conhecimentos assimilados juntamente com os profissionais e a comunidade em geral.

É importante ressaltar que, embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. O nome da doença em si, deve-se ao fato de que as lesões aparecem mais comumente em mãos, pés e boca. Onde a mesma, é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus que habitam normalmente no sistema digestivo que acarreta alguns sinais característico da doença sendo:

  • Febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões;
  • Aparecimento, na boca, amídalas e faringe, de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas;
  • Erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital;
  • Mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia, por causa da dor, surgem dificuldade para engolir e muita salivação.

  

Acadêmicas: Bruna Carvalho Botiglieri, Dannyele Dias Araujo, Karynne Santos Sobral e Thacilla Viittoria dos Reis Ferreira.


Fonte: