às 13:33:00

II Resistência Negra ‘’Mulheres, raça e classe"

Confira abaixo

Nesta quinta-feira (18/11), o curso de Psicologia em parceria com o departamento CASA realizou o II Resistência Negra, nesta segunda edição buscou discutir-se o papel das mulheres negras na luta contra as explorações que se perpetuam no presente. O evento aconteceu na modalidade híbrida.

Foram convidadas para construção deste diálogo a Professora e Presidente do Conselho Municipal de Assistência à Mulher:  Rosemary José dos Santos Sobrinho, atualmente é também Presidente do Instituto Humanitário Anita Luiza, e a Psicóloga Ximena Oliveira especialista em Saúde Mental da Mulher e Terapia Cognitivo Comportamental. A acadêmica do curso de Psicologia Joyce Lanna Dias Buenno esteve na mediação da roda de conversa, e a acadêmica Marcya Eduarda Borges Martins abrilhantou o momento com uma apresentação cultural.

Este projeto proporcionou uma visão a respeito do racismo no Brasil, apesar de a lei de abolição já ter sido sancionada desde o dia 13 de maio de 1888, percebe-se o quanto o preconceito em relação ao negro e, sobretudo, às mulheres negras, ainda é presente até os dias atuais. O direito ao trabalho, à formação, à atualização e à valorização por tempo de serviço; meios de proteção à saúde e à segurança; creches adequadas: essas continuam a ser as demandas urgentes das mulheres da classe trabalhadora organizada e são necessárias para todas as pessoas que trabalham duro, especialmente as mulheres negras.


Fonte: