às 16:40:00

Coronavírus: UNITPAC está produzindo e doando equipamentos para unidades de saúde

Fomentar ideias, promover desenvolvimento e buscar soluções de problemas são práticas comuns ao PEQUITEC

O mundo encara uma grande crise, uma pandemia de proporções gigantescas que alterou toda a organização social do planeta e tem acarretado enormes problemas nos sistemas de saúde de nações, estados e cidades. O Coronavírus desafia profissionais de todas as áreas, para que seus impactos sejam minimizados e para que a pandemia seja superada o mais rápido possível.

Fomentar ideias, promover desenvolvimento e buscar soluções de problemas são práticas comuns ao PEQUITEC – Parque de Empreendedorismo, Qualificação e Inovação do UNITPAC, e o Coronavírus virou tema de debate de uma equipe interdisciplinar que trabalhou na consolidação de uma ideia que pudesse ajudar no combate à doença.

“Pequizeiros”, colaboradores do setor e alunos que vivenciam as experiências do PEQUITEC, professores de diversos cursos e profissionais da área interagiram, pesquisaram e trabalharam juntos, formando o time Combate ao Coronavírus. Fazem parte do grupo estudantes e profissionais da Enfermagem, Farmácia, Medicina, Sistemas de Informação e Engenharia Civil.

O projeto de prototipagem escolhido foi investir na produção de Protetores Faciais, um EPI que está em falta nos hospitais. O PEQUITEC integra uma estratégia nacional, o Covida Maker Brasil, movimento de vários ambientes de inovação para criação de polos regionais de impressão 3D. Em parceria, chegaram a modelos nacionais e internacionais, que estão sendo adaptados e já está sendo fabricados no UNITPAC. 

Um lote já foi entregue no HRA – Hospital Regional de Araguaína e uma reunião já foi realizada com a Secretaria Municipal de Saúde para apresentar os equipamentos desenvolvidos.

O UNITPAC já adquiriu insumos para a impressora 3D e está comprando demais materiais para serem utilizados na produção de mais 600 máscaras nos próximos dias, na primeira etapa da iniciativa em Araguaína.


Fonte: