às 09:20:00

Enfermagem UNITPAC em ação: Práticas integrativas de cuidados de enfermagem

Musicoterapia, exercícios de respiração, meditação e mais

No período de 21 a 31 de outubro de 2019, os alunos do curso de Enfermagem, sob a supervisão da preceptora Luciana A. Costa, realizaram ações orientadas ao cuidado integral da saúde, com atividades integrativas e complementares às necessidades individuais/coletivas de gestão do cuidado em saúde/enfermagem, considerando as políticas de saúde e o cuidado integral ao indivíduo na área específica, com ênfase nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC.

Foram desenvolvidas atividades de musicoterapia, exercícios de respiração, meditação, orientação acerca de medicações fitoterápicas, escalda-pés, dança circular, automassagem, vivenciando Ioga e dentre outras.

Para promoção do evento, cujo objetivo fora o de sensibilizar o graduando para a necessidade de uma reestruturação na produção do cuidado em saúde e refletir sobre algumas possibilidades de utilização de práticas integrativas ofertando bem-estar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, especialmente os que se encontram com limitações e dores crônicas, selecionaram-se os seguintes locais: Casa do Idoso, Cantinho do Vovô, APAE, Centro de Reabilitação e CAPS II.


Fonte: