às 17:20:00

Trabalho de Ana Lúcia, iniciado há mais de dez anos é importante e ainda atual

Em 2019, Ana publicou dois trabalhos em revistas com classificação A1

A prática da tríade “ensino, pesquisa e extensão” é muito importante para o ensino superior, sendo que o eixo pesquisa contempla os projetos de pesquisa, de iniciação científica e os trabalhos de conclusão de curso, que são desenvolvidos na instituição e em parceria com outros centros de ensino e pesquisa. É recomendando que os resultados desses trabalhos sejam publicados em periódicos científicos, tanto nacionais como internacionais, dependendo do público a ser alcançado. A produção científica pode ser avaliada pela ferramenta “Qualis-Periódicos” da CAPES, que classifica as revistas científicas em estratos indicativos de qualidade, A1 (o mais elevado), A2, A3, A4, B1, B2, B3, B4 e C, e, também, pelo Fator de Impacto (FI).

Nesse ano, 2019, em parceria com pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP e Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP, publiquei dois artigos científicos, um no periódico Biofouling (FI = 2.786) e outro no Journal of Alloys and Compounds (FI = 3.779), ambos A1. Os dois artigos estão inseridos na linha de pesquisa de desenvolvimento de ligas de titânio para a confecção de implantes dentários: Proteome analysis of the salivary pellicle formed on titanium alloys containing niobium and zirconium (doi: 10.1080/08927014.2019.1580360) e Functionalization of an experimental Ti-Nb-Zr-Ta alloy with a biomimetic coating produced by plasma electrolytic oxidation (doi: 10.1016/j.jallcom.2018.08.154). Iniciamos essa pesquisa durante o desenvolvimento da minha dissertação de mestrado na UNESP, em 2006, passando por diversas etapas, desde a formulação e a fundição das ligas de titânio, caracterização química e mecânica, testes in vitro e in vivo, e aperfeiçoamento das ligas utilizando modificações de superfície.

É muito gratificante saber que o trabalho iniciado há mais de dez anos é importante e ainda atual, que gerou e ainda gera resultados e publicações, que são evidências científicas para fundamentar a prática clínica. E, ainda, mostra a seriedade do trabalho em equipe, das atividades em parceria e multicêntricas.

Ana Lúcia Roselino Ribeiro
lattes.cnpq.br/6227346732067001
@profeanalucia
@quartetofantasticounitpac


Fonte: