às 18:00:00

Elizabete Bagordakis tem artigo publicado na revista Acta Odontologica Scandinavica

Esta revista publica artigos que transmitem novos conhecimentos em todas as áreas da saúde bucal e patologia

O artigo intitulado “Passive ultrasonic irrigation in root canal: systematic review and meta-analysis” foi publicado no início de 2019 na revista Acta Odontologica Scandinavica. Esta revista publica artigos que transmitem novos conhecimentos em todas as áreas da saúde bucal e patologia. Os trabalhos publicados nesta revista abrangem pesquisas originais, bem como revisões críticas de última geração relevantes para o diagnóstico, epidemiologia, serviços de saúde, prevenção, etiologia, patogênese e tratamento de doenças que afetam os tecidos da cavidade oral e estruturas associadas. Esta revista possui um fator de impacto 1.565 e classificação Qualis CAPES B2.

O artigo publicado investiga a existência de diferenças entre a desinfecção do canal radicular comparando a técnica de irrigação passiva ultrassônica com a técnica convencional. Tal estudo foi realizado através de uma revisão sistemática da literatura que identificou 5464 artigos relacionados ao tema, em seguida, foi realizada meta-análise. Essa combinação de metodologias possui o mais alto nível na escala de evidência científica. De todos os estudos analisados, apenas um demonstrou que a irrigação passiva ultrassônica apresentou melhor desempenho em comparação com a irrigação convencional. De acordo com a meta-análise, não houve diferença entre as técnicas de desinfecção. Portanto, mais ensaios clínicos randomizados são necessários para confirmar a superioridade da técnica de irrigação passiva ultrassônica.

Referência do artigo publicado:
Moreira RN, Pinto EB, Galo R, Falci SGM, Mesquita AT. Passive ultrasonic irrigation in root canal: systematic review and meta-analysis. Acta Odontol Scand. 2019 Jan;77(1):55-60. doi: 10.1080/00016357.2018.1499960.


Fonte: