às 11:27:53

Acadêmicos de Engenharia Elétrica realizam projeto de enlace de rádio no UNITPAC

Os enlaces de rádios representam uma importante área da Engenharia Elétrica, já que eles são responsáveis pelo atendimento a serviços de voz e dados. Ademais, eles possuem destaque na área das telecomunicações devido ao baixo custo de investimento e à facilidade de implantação. O enlace por meio de ondas de rádio – enlace de micro-ondas – é um meio de transmissão que utiliza ondas eletromagnéticas em determinada frequência por meio de uma antena transmissora e receptora. O rádio enlace permite a comunicação entre duas pontas, transmitindo a informação de uma estação (site) até a outra ponta. Esta pode ser uma estação da operadora ou um cliente a ser atendido. A capacidade transmitida em um enlace de rádio origina-se de uma fibra óptica ou até mesmo por outro enlace de rádio, interligados a serviços de dados como a Internet de provedores e grandes operadoras de telecomunicações.

Os acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica realizaram a elaboração de um projeto de dimensionamento de enlace de rádio, no interior das instalações do Centro acadêmico UNITPAC, para tanto levantaram alguns pré-requisitos, entre os quais a distância e a frequência que são fundamentais no desempenho do enlace e no dimensionamento de uma antena. A relação entre o comprimento do enlace de rádio e a distância influencia no cálculo da atenuação do espaço livre, na perda devido à chuva e também na capacidade de transmissão do rádio.

Os equipamentos adquiridos pela UNITPAC, reforçaram a prática da atividade com a instalação, configuração e dimensionamento do enlace de rádio. O projeto foi realizado em equipes, seguindo premissas de gerência de projeto, iniciando o processo de termo de abertura do projeto (PMBOK V5) e dimensionamento dos parâmetros de recepção utilizando o software Pathloss.

Os acadêmicos ficaram satisfeitos com o resultado, pois obtiveram êxito na execução do projeto, colocando em prática, conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina Sistemas de Comunicação I, da área de telecomunicações do curso de Engenharia Elétrica. A coordenadora do curso Uana Saraiva Braga Valtuille, não mediu esforços para que esta realidade se tornasse possível, com a inciativa contínua de investimentos em  tecnologia de mercado para modernização dos laboratórios desta instituição.

Álbum: Instalação de radioenlace


Fonte: