às 08:57:36

Psicanalise, Literatura e Processos Criativos em Contextos Educacionais

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2018, o curso de Pedagogia e a Liga de Psicologia e Educação realizaram o evento Psicanalise, Literatura e Processos Criativos em Contextos Educacionais, que contou com uma programação repleta de debates voltados a temas atuais. Foi uma oportunidade para integração entre os cursos da IES, momento em que palestraram convidados de outra instituição e professores da casa.

 Na noite de abertura, dia 26 de novembro, no Auditório, com o público dos cursos de Pedagogia, Educação Física e outros cursos da IES, o evento iniciou com as palestras dos professores colaboradores da UFT.  O Professor Dr. João de Deus Leite fez a abertura do evento com o tema: “Literatura, Criatividade e psicanálise”. Em seguida foi apresentado ao público a obra poética do professor Francisco Neto Pereira Pinto, “Sobre a vida e outras coisas” e, logo depois, a professora Dra Luiza Helena Oliveira da Silva fez sua fala sobre o tema: “Tinha uma pedra no meio do caminho”. A professora Dra Eliane Testa, finalizou a noite do evento apresentando uma discussão crítica, a partir de alguns contos, do livro do professor Francisco Neto, fazendo um link com a temática “Processos criativos na escrita literária”.

No dia 27 de novembro, no Mini auditório, a segunda parte do evento começou com a palestra do professor Francisco Neto Pereira Pinto, que dirigiu sua fala à comunidade acadêmica presente, abordando o tema: “A relação entre a literatura e a psicanálise em Freud e Lacan”.  A professora Almerinda Maria Skeff Cunha, do curso de Psicologia, foi a segunda palestrante da noite, com o tema: “A relação entre técnicas de grupos e processos criativos”. Em seguida, o professor Márcio José Gouvêa, coordenador do curso de Educação Física, fez sua fala, abordando “A relação entre o corpo e os processos criativos”. Finalizando o evento e as palestras, o professor Marcelo Schmidt, coordenador do curso de Sistemas de Informação, apresentou o tema: “Tecnologia e processos criativos”.

 Foram duas noites com a participação de discentes dos cursos de Pedagogia, Psicologia e de alguns acadêmicos de outros cursos da IES. Contamos com a colaboração dos colegas docentes do UFT e dos colegas Márcio José Gouvêa, Marcelo Schimidt e Almerinda Maria Skelf Cunha.

.

 O Evento foi uma realização em conjunto, que tem como objetivo a busca pela construção do conhecimento.

Álbum: Psicanalise, Literatura e Processos Criativos em Contextos Educacionais


Fonte: