às 08:25:57

Acadêmicos de Direito UNITPAC realizam ação social na Escola Raio de Luz (APAE)

Os acadêmicos do décimo período noturno do Curso de Direito do UNITPAC, no dia 13/11/2018 (terça-feira), através do projeto de iniciativa e organização dos Professores Ítalo Danyel A. G. dos Santos e Luís Felipe Defavari, em parceria com Raquel Torquato Rodrigues e Romualdo Flávio Dropa, contando com o apoio da coordenação do curso de Direito, denominado Academia Itinerante: Um olhar humanitário nos espaços sociais da cidade de Araguaína-TO realizaram uma palestra informativa acerca dos principais direitos e garantias resguardados no Estatuto da Pessoa com Deficiência, na Escola Raio de Luz (APAE) Localizada no Setor São Miguel, em Araguaína-TO. A ação foi desenvolvida com os pais e alunos da Instituição com toda a equipe pedagógica presente. A palestra foi realizada de forma proativa e de fácil compreensão, onde se abriu espaço para que fossem sanadas as dúvidas e imprecisões. Os acadêmicos Ana Karolliny Maciel, Bárbara Eduardo da Silva, Joelma Maria Mahon, Josué Bandeira Mota, Karen Morais Guimarães, Mahiel Mahariscou Lima Arruda, Marcelo da Silva Gorvino, Michelle Laiane Rodrigues da Silva, Renara Nunes de Almeida, Roberta Kelly de Souza Lima, Tayanaara Gomes Silva, Victor Sousa Dutra e Wanessa Ribeiro Ferreira realizaram um evento que contou com a participação do aluno Rafael Lima, deficiente intelectual leve, apresentações como: Hino do Excepcional; apresentações com a partição dos alunos “apaeanos” acerca do tema elucidado em palestra, exibição de vídeo referente a Inclusão Social, dinâmicas interativas com os Pais e alunos, além de ofertarem um “coffee break”, seguido com o encerramento.
O intuito do projeto, é de trazer informações e conhecimentos acerca dos Direitos e Garantias inerentes às pessoas com deficiência. Considera-se que o público-alvo destinado a tais direitos, sendo pessoas carentes de conhecimento, que têm difícil acesso à informação, e que por não terem conhecimentos necessários, muitas vezes deixam de exigir e fazer cumprir o que por lei são lhes de direito. Não menos importante, enfatizar a importância da inclusão e da acessibilidade em diversos aspectos da sociedade.
Entendemos que Universidade possui uma função social de disseminar boas práticas, com a finalidade de propagar a dignidade da pessoa humana na prática com ações que contribuam para uma melhoria social em diversos ambientes do município de Araguaína/TO.
Por fim ressaltamos que a APAE de Araguaína, é uma instituição filantrópica carente, que necessita de apoio, e um olhar mais humanitário da comunidade. Doe alimentos, brinquedos, faça uma visita, conheça o trabalho que nela é desenvolvido e ajude esse projeto de amor.


Fonte: