20 de novembro - Dia da Consciência Negra
9/11/2012
Compartilhe
20 de novembro
- Exposição no Espaço Cultural – a partir das 19h
- Cinema Cult Especial – 20h (com 05 horas de certificação)
- Apresentação artística – 20h e 30min
O 6º período de Pedagogia do ITPAC, que cursa a disciplina de Afrodescendência, ministrada pelo professor Marcelo Trilha Muniz, está organizando atividades para celebrar o Dia da Consciência Negra na instituição.
Após debates realizados em aula, as acadêmicas decidiram organizar uma noite de ações que despertassem o interesse da comunidade acadêmica e promovessem discussões sobre igualdade racial e valorização da cultura negra.
Data: 20 de novembro
Horário:20h
Sala: G 15
***** 05 horas de certificação *****
Inscrições no local – 30 vagas
Projeção do filme:
Soundtrack for a Revolution
O filme aborda a história do movimento pelos direitos civis afro americanos, que acabaram influenciando o combate ao preconceito racial no mundo inteiro.
Manifestantes organizados em passeatas, marchas, em reuniões de massa em igrejas, escolas e celas de cadeia lutavam por justiça e igualdade. Mesmo oprimidos sobre leis sectaristas, humilhações e brutais agressões físicas, chegando a ser assassinados pelos mais radicais, embasaram sua resistência na dignidade e na não-violência e, através de inspiradas canções de liberdade, sensibilizaram a sociedade para o combate ao racismo.
Os fatos históricos são intercalados com gravações e filmagens raras de músicas da época e com releituras de artistas contemporâneos como .
Um emocionante relato de determinação e liberdade, que fortalece nomes históricos como Martin Luther King e nos faz sonhar com um mundo mais igualitário e pacífico.
Gênero: Documentário, Música
Direção: Bill Guttentag, Dan Sturman
País de Origem: Estados Unidos da América
Estreia Mundial: 2009
Duração: 82 minutos
No dia 20 de novembro de 1965, aniversário da morte do lendário Zumbi dos Palmares, escravo fugido, guerreiro e líder de quilombo, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. Esta data foi estabelecida pelo projeto de lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
Para celebrar este importante momento, de valorização da cultura negra e de combate ao preconceito, as alunas do 6º período de Pedagogia do ITPAC, que cursam a disciplina Afrodescendência, estão organizando uma série de atividades culturais na data. Exposições, filme e debate.
Sabe-se que esse evento será de grande importância para a formação dessas futuras pedagogas e também irá chamar a atenção da comunidade acadêmica do ITPAC.