8/5/2017
Compartilhe
O projeto de Extensão universitária 15ª Semana do 18 de Maio – Dia Nacional de Luta Antimanicomial – Faz escuro, mas eu canto Liberdade faz parte das atividades nacionais que ocorrem em vários municípios brasileiros. Há quase três décadas que o 18 de Maio é lembrado como um dia para se comemorar e lembrar a sociedade sobre o fim dos manicômios.
Em Araguaína o ITPAC vem ao longo dos anos participando das atividades do dia na cidade. Agora com a chegada do curso de Psicologia ITPAC, a proposta de se ter a presença de estudantes participando ativamente do dia 18 de Maio soma-se aos estudantes da Enfermagem e do curso de Medicina ITPAC. Teremos atividades nos CAPs existentes em Araguaína, acontecerão atividades no campus do ITPAC com mesa redonda e oficina aberta com os usuários dos CAPs, profissionais da saúde, docentes do ITPAC e a comunidade estudantil.
Espera-se uma maior visibilidade social das políticas públicas de saúde para a área de Saúde Mental com o funcionamento dos CAPs em substituição aos hospitais psiquiátricos. A cidade de Araguaína já viveu esse estigma psiquiátrico em que o nome da cidade significava tratamento inadequado de pacientes psiquiátricos. Os tempos são outros, estamos em pleno século XXI e os avanços nas relações humanas e no tratamento e cuidado com as pessoas deve buscar acompanhar o galopante desenvolvimento tecnológico que temos em nossa sociedade.
Agende: Dia 17 de maio, quarta-feira, as 08:00 horas no Auditório do ITPAC, Mesa Redonda com o tema: Avanços e Desafios da Saúde Mental. Presença de profissionais, trabalhadores e usuários dos serviços de saúde mental. No mesmo dia no ITPAC, as 10:30 horas, Oficina Aberta com os usuários do CAPS, acadêmicos dos cursos de saúde do ITPAC, profissionais da saúde que atuam nos CAPs. Está previsto, ainda, uma exposição de Artes Plásticas com os trabalhos desenvolvidos pelos usuários do CAPs em suas oficinas terapêuticas.
Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Luta Antimanicomial, das 08:00 as 11:00 hs, na praça Dom Orione, grande manifestação pública com apresentação da Banda da Polícia Militar, pinturas, desenhos e sensibilização da população em geral sobre a importância de se cuidar com humanidade daqueles(as) sujeitos com transtornos mentais. Devemos lembrar que estamos vivendo tempos adoecedores, e vários transtornos mentais têm estado adoecendo significativa parcela da população. Talvez a arte, o diálogo sobre o assunto contribua para diminuir esse processo de adoecimento mental das pessoas em nossa sociedade. Nós acreditamos nisso!
Inscrições no site do ITPAC, de 5 a 15 de maio! Participem! Tragam sua alegria para contagiar e ser contagiado por todos e todas os presentes!