Semana de Valorização da Vida Unitpac

Sensibilização da importância da valorização da vida em todos os seus contextos

Sensibilização da importância da valorização da vida em todos os seus contextos
 Início: 09/09/2021 às 16:00    Fim: 16/09/2021 às 20:00    Videoconferência   Inscrição

O Projeto tem como eixo central levar a comunidade acadêmica à sensibilização da importância da valorização da vida em todos os seus contextos, abordar temas relacionados à saúde mental e a prevenção ao suicídio. No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano. No mundo são cerca de 800 mil de suicídios anuais. O Brasil só perde para os EUA. O dia 10 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. No Brasil, a cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida. Uma realidade devastadora quando se identifica o perfil das vítimas brasileiras: a maioria é homem, negro, com idade entre 10 e 29 anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o suicídio é a única causa de mortalidade que não apresentou redução no número de casos a 50 anos. A necessidade de sensibilização quanto à valorização da vida tem se apresentado como uma necessidade nos últimos anos, considerando os suicídios que tem ocorrido dentro da comunidade acadêmica. “Semana de Valorização da Vida” é um evento nos formatos online e presencial promovido pelos setores: Coordenação de Apoio e Suporte Acadêmico (CASA), Núcleo de Apoio ao Discente (NAD), e Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP). A semana da valorização da vida será composto por vários eventos, segue abaixo o cronograma:

Dia 09/09 (Quinta-feira)
16h – Montagem de arco de balões e mensagens na recepção geral do UNITPAC. Local: Hall Administrativo.

 
Dia 10/09 (Sexta-feira)
19:30h – Palestra via zoom: Prevenção ao suicídio e saúde mental para a comunidade acadêmica. Com o palestrante José Fernando Patino Torres.

 
Dia 13/09 (Segunda-feira)
18h – Momento zem: Momento de relaxamento e meditação com a professora Sônia. Local: Espaço Cultura do UNITPAC.

 
Dia 14/09 (Terça-feira)
18h – Roda de conversa via zoom – Conhecendo o CVV (Centro de Valorização da Vida). Com a representante Ana Benícia Martins Soares.

 
Dia 15/09 (Quarta-feira)
17:30h – Blitz educativa nos principais semáforos da cidade. Sensibilização com as turmas de psicologia.

 
Dia 16/09 (Quinta-feira)
17:30 – Blitz educativa encerramento na Via Lago. Sensibilização com as turmas de psicologia.