INTRODUÇÃO À PSICANÁLISE FREUDIANA

Apresentando a Psicanálise tal como desenvolvida por Sigmund Freud

Apresentando a Psicanálise tal como desenvolvida por Sigmund Freud
 Início: 20/02/2021 às 12:00    Fim: 29/05/2021 às 14:00    Videoconferência   Inscrição

O curso oferecido pela Liga Acadêmica de Psicanálise e Educação (LAPE) se destina a apresentar a Psicanálise tal como desenvolvida por Sigmund Freud, geralmente dividida pelos seus comentadores em duas tópicas. A primeira compreende a produção que vai de 1895 até 1920, e tem como base os conceitos de consciente, pré-consciente, consciente e o princípio de prazer, ao passo que a segunda abarca as produções a partir de 1920, mais precisamente 1923, com o texto O Id e o Ego, assenta-se sobre os conceitos de Id, Ego e Superego, considerando aquilo que está além do princípio de prazer, ou seja, a pulsão de morte.

A elaboração da segunda tópica não tornou obsoleta a primeira, mas respondia às necessidades clínicas de Freud por conseguinte à resolução de impasses teóricos. Hoje, para quem se interessa pela Psicanálise, a vasta produção freudiana é da maior importância porque, segundo acreditamos, o pensamento de Freud ainda oferece suporte para compreendermos fenômenos clínicos e culturais de nossos tempos. O Curso é destinado a professores, alunos e técnicos da casa como também psicólogos, profissionais da saúde e da educação e a qualquer pessoa da comunidade que se interesse por questões ligadas ao sofrimento humano.

Os encontros acontecerão aos sábados, das 12h às 14h, pelo Zoom. Um dos diferenciais do Curso se deve ao fato de que leituras de trechos dos textos freudianos serão feitas durante os encontros, o que dará oportunidade de os cursistas passarem pela experiência de ler os textos do próprio Freud, e não apenas de seus comentadores.

OBS: A TAXA DE INSCRIÇÃO SERÁ FEITA PESSOALMENTE PARA A EQUIPE ORGANIZADORA DO EVENTO.
VALOR DA TAXA: R$ 20,00