Mutatis Mundi
"Sem o amor, nada seria."
(63) 9239-5927
[email protected]
APRESENTAÇÃO
É verdade que não podemos nos contentar com os fatos da forma como eles são, nem tampouco achar que nada vai mudar porque não temos, tempo e não somos capazes de fazer algo que venha mudar o quê “sempre foi assim”. Mas, se desejamos alguma mudança dentro de nossa casa, de nossa faculdade ou mesmo no nosso bairro, cidade ou país, é necessário que, antes, mudemos nossas próprias acreditações e atitudes. Com este intuito o acadêmico: Isac R. Ferreira do Curso de Direito Matutino (XX turma) sobre a coordenação do Professor: Romualdo Flávio Dropa criaram o Projeto Mutatis Mundi.
A justificativa do presente projeto começa com a citação Resolução n° 9, de 29 de setembro de 2004, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, a qual institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito e que devem ser observadas por todas as Instituições de Educação Superior, a qual dispõe em seu art. 3º: “O curso de graduação em Direito deverá assegurar, no perfil do graduando, sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania”.
Neste sentido, a discussão e criação de projetos envolvendo Direitos e garantias fundamentais se fazem cada vez mais urgentes e presentes, principalmente no local de formação e integração da cidadania dos indivíduos: a faculdade. É neste espaço onde cada indivíduo começa a perceber seu lugar no mundo além do ambiente do lar, em torno dos pais e da família. A faculdade se torna o local onde o acadêmico dever desenvolver os conceitos assimilados nas doutrinas apresentadas pelos professores, a fim de construir ferramentas capazes de fortalecer o seu papel enquanto cidadão detentor de direitos e deveres.
Se vivemos em uma sociedade democrática, se lutamos pelas garantias dos direitos humanos e sócias de todos (as) os cidadãos (ãs), não resta dúvida que há muito a ser feito para diminuir as desigualdades sociais encontradas no lugar onde moramos, estudamos e onde vivemos. Nesse sentido a faculdade é um espaço privilegiado por sua missão educativa, civilizatória e ética, podendo influenciar positivamente no processo de construções de ações que insiram os acadêmicos junto à sociedade, com intuito de conhecer e vivenciar os diversos aspectos que levam as altas demandas de desigualdades sociais.
Assim, é possível estruturar ações que venham dar um diagnóstico sobre a problemática das desigualdades e buscar soluções que contribuam de forma eficaz, para termos um “mundo melhor” dentro do universo acadêmico do UNITPAC e setores com vulnerabilidade social no Município de Araguaína.
O Mutatis Mundi é um movimento acadêmico autônomo, apolítica e sem fins lucrativos, realizado dentro das dependências do UNITPAC, por meio da institucionalização do respectivo programa de extensão, com o objetivo de aprofundar a extensão em uma área específica do campo científico, complementando a formação acadêmica.
Tem por objetivo planejar e realizar ações sociais e contribuir com o ambiente acadêmico e a sociedade em geral, efetuar levantamento de dados sobre o número de pessoas que vivem em locais de vulnerabilidade econômica e social nos bairros de Araguaína, distribuição de cestas básicas para as famílias carentes do município, visitar instituições públicas e privadas que atuam no auxílio de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, distribuição de brinquedos para alunos de escolas públicas municipais, realizar eventos com apresentações de filmes jurídicos, palestras e debates para alunos da rede pública de ensino e a sociedade em geral, visita os idosos do Centro de convivência cantinho do vovô, como demais entidades que trabalhem com este grupo vulnerável, construir habitações e reformar dentro dos limites econômicos do Movimento, realizar apresentações e palestras jurídicas e motivacionais para as turmas de Direito matutino e demais turmas interessadas no assunto.
É verdade que não podemos nos contentar com os fatos da forma como eles são, nem tampouco achar que nada vai mudar porque não temos, tempo e não somos capazes de fazer algo que venha mudar o quê “sempre foi assim”. Mas, se desejamos alguma mudança dentro de nossa casa, de nossa faculdade ou mesmo no nosso bairro, cidade ou país, é necessário que, antes, mudemos nossas próprias acreditações e atitudes. Estabelecendo assim, uma relação entre os acadêmicos de Direito e a sociedade, dentro de uma perspectiva humana e reflexão jurídica.
O Projeto Mutatis Mundi é coordenado pelos acadêmicos do Unitpac: Isac (Presidente), Joana (Vice-Presidente), Juliana e Fabiane (Secretárias), Kallyny (Tesoureira), Susana (Diretora de Eventos), Mariana (Diretora de Doação), Zelida, Raiza e Isadora (Conselho fiscal).